Histologia e Biologia do Desenvolvimento II

Código

0105968

Créditos ECTS

6

Objetivos

Desenvolver competências para uma compreensão racional do significado da perspectiva macroscópica, microscópica e molecular assente em bases histofisiológicas de tecidos, órgãos e aparelhos.
Adquirir uma sólida formação para, de uma forma estruturada e racional, proceder à identificação, recorrendo essencialmente a equipamentos microscópicos, das formações que constituem os diferentes tecidos e das formações organizadas constantes do programa.
Desenvolver a capacidade associativa de correlação entre estrutura e função.
Adquirir uma visão alargada do desenvolvimento embrionário, histogénese e organogénese, assente numa interdependência génica, numa visão alargada da biologia do desenvolvimento.
Desenvolver a capacidade individual e autónoma de formação e análise crítica, estimulando a aprendizagem e actualização permanentes.

Programa

Pele, glândula mamária e anexos cutaneos, histologia e histogénese.
Aparelho digestivo, face, lábio, gengiva, dente, língua, maxilar, palato, faringe e glandulas salivares, histologia e histogénese.
Aparelho digestivo, esófago, estômago, intestino, recto, anus, fígado e pâncreas, histologia e histogénese.
Aparelho respiratório, histologia e histogénese.
Hipófise e epífise, histologia e histogénese.
Tiróide, histologia e histogénese.
Paratiróides, histologia e histogénese.
Supra-renal, histologia e histogénese.
Aparelho urinário, histologia e histogénese.
Desenvolvimento do aparelho sexual, estádio indiferente.
Aparelho sexual masculino, histologia e histogénese.
Aparelho sexual feminino, histologia, histogénese.
Desenvolvimento do sistema nervoso, encéfalo e medula espinhal.
Aparelho visual, histologia e histogénese.
Aparelho auditivo, histologia e histogénese.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas, onde se procede à contextualização dos conteúdos programáticos que englobam a integração de conhecimentos referentes à histologia e biologia do desenvolvimento. O ensino prático, em laboratório equipado com um microscópio por aluno, decorre em turmas que não deverão exceder 15 alunos sendo efectuado com a projecção inicial de um pequeno número de imagens referentes à matéria em estudo, a que se segue a observação de lâminas histológicas correspondentes, em estudo individual, permanentemente acompanhado por um docente.

Avaliação: Exame:100%

Bibliografia

L.C. Junqueira e J. Carneiro, - Histologia Básica, 12ª ed., Guanabara Koogan, 2013
A.L. Kierszenbaum, Histology and Cell Biology, An introduction to Pathology, 3ª ed., Elsevier, 2012
C. Gonçalves, e V. Bairos, Histologia Texto e Imagens, Histologia, Histogénese e Organogénese, 4ª ed.
Impresnsa da Universidade de Coimbra, Coimbra, 2014.
G.C. Schoenwolf, S.B. Bleyl, P.R. Brauer and P.H. Fancis-West, Larsen's Human Embryology, Elsevier, 2009.
T.W. Sadler, Langman´s Medical Embryology, 10ª ed., Lippincott Williams & Wilkins, 2006

Método de Avaliação

    Exame - 100 %