Fundamentos de Neurociências

Código

0105921

Créditos ECTS

2

Objetivos

A UC tem como objetivo principal contribuir para a compreensão das funções básicas do sistema nervoso e fornecer as bases celulares e moleculares da disfunção neuronal associada às patologias do sistema nervoso. Especificamente, a UC tem como objetivos: 

i) avaliar o modo como o sistema nervoso central e periférico funcionam, como as células comunicam e se organizam em circuitos cerebrais relevantes; 

ii) descrever o processo de neurotransmissão, incluindo a ação de neurotransmissores, neuromoduladores e fatores neurotróficos; 

iii) analisar os mecanismos básicos de neurodegenerescência associados a doenças do sistema nervoso; 

iv) verificar a aplicação de novos métodos e instrumentos de diagnóstico e de terapias farmacológicas, genéticas e celulares. Após completar a UC, o aluno deve também obter competências na forma de analisar e apresentar artigos científicos simples, um espírito crítico e desenvolver a curiosidade pela investigação científica na área das Neurociências.

Programa

1. Funções das principais áreas do sistema nervoso central e periférico

2. As células do sistema nervoso e interação neurónio-glia

3. Transporte axonal e o processo de neurotransmissão

4. Mecanismos de ação dos neurotransmissores e neuromoduladores

5. Ação dos principais fatores de crescimento e neurotrofinas no sistema nervoso

7. Desenvolvimento do sistema nervoso

8. Regulação neuroendócrina pelo hipotálamo

9. O hipocampo e a regulação dos processos de memória

10. Modificações do sistema nervoso central na toxicodependência

11. Mecanismos celulares e moleculares de neurodegenerescência e influência do processo de envelhecimento

12. Alterações moleculares e celulares associadas a doenças neuropsiquiátricas, desmielinizantes e neurodegenerativas do sistema nervoso central e periférico

13. Identificação de alvos terapêuticos e a aplicação de terapias farmacológicas, genéticas e celulares

Métodos de Ensino

Exposição de conhecimento atualizado (manuais com edições recentes) e sua discussão

Apresentação dos objetivos do conhecimento no início das aulas

Apresentação de vídeos didáticos sobre os temas das aulas

Apresentação de casos clínicos simples com algumas questões, e respetiva resolução

Resolução de questões (avaliação formativa), de modo a consolidar e integrar os conhecimentos adquiridos

TP: Apresentação e discussão de artigos científicos recentes e simples

P: Análise experimental na área das Neurociências

S: Integração do conhecimento com outras áreas

Bibliografia

1. Rego, AC, Duarte, CB, Oliveira, CR. 2017. Neurociências. Lidel, Edições Técnicas.

2. Brady S, Siegel GJ, Albers RW, Price DL (2011) “Basic Neurochemistry: Principles of Molecular, Cellular, and Medical Neurobiology”, 8ª edição, Academic Press.

3. Purves D, Augustine GJ, Fitzpatrick D, Hall WC, LaMantia A-S, White LE (2012) “Neuroscience”, 5ª edição, Sinauer Associates Inc.

4. Seleção de artigos de revisão ou experimentais recentes,  enviados aos alunos por email ou disponibilizados na plataforma Moodle.

Método de Avaliação