Fundamentos de Neurociências
Código
0105921Créditos ECTS
2Objetivos
A UC tem como objetivo principal contribuir para a compreensão das funções básicas do sistema nervoso e fornecer as bases celulares e moleculares da disfunção neuronal associada às patologias do sistema nervoso. Especificamente, a UC tem como objetivos:
i) avaliar o modo como o sistema nervoso central e periférico funcionam, como as células comunicam e se organizam em circuitos cerebrais relevantes;
ii) descrever o processo de neurotransmissão, incluindo a ação de neurotransmissores, neuromoduladores e fatores neurotróficos;
iii) analisar os mecanismos básicos de neurodegenerescência associados a doenças do sistema nervoso;
iv) verificar a aplicação de novos métodos e instrumentos de diagnóstico e de terapias farmacológicas, genéticas e celulares. Após completar a UC, o aluno deve também obter competências na forma de analisar e apresentar artigos científicos simples, um espírito crítico e desenvolver a curiosidade pela investigação científica na área das Neurociências.
Programa
1. Funções das principais áreas do sistema nervoso central e periférico
2. As células do sistema nervoso e interação neurónio-glia
3. Transporte axonal e o processo de neurotransmissão
4. Mecanismos de ação dos neurotransmissores e neuromoduladores
5. Ação dos principais fatores de crescimento e neurotrofinas no sistema nervoso
7. Desenvolvimento do sistema nervoso
8. Regulação neuroendócrina pelo hipotálamo
9. O hipocampo e a regulação dos processos de memória
10. Modificações do sistema nervoso central na toxicodependência
11. Mecanismos celulares e moleculares de neurodegenerescência e influência do processo de envelhecimento
12. Alterações moleculares e celulares associadas a doenças neuropsiquiátricas, desmielinizantes e neurodegenerativas do sistema nervoso central e periférico
13. Identificação de alvos terapêuticos e a aplicação de terapias farmacológicas, genéticas e celulares
Métodos de Ensino
- Exposição de conhecimento atualizado (manuais com edições recentes) e sua discussão
- Apresentação dos objetivos do conhecimento no início das aulas
- Apresentação de vídeos didáticos sobre os temas das aulas
- Apresentação de casos clínicos simples com algumas questões, e respetiva resolução
- Resolução de questões (avaliação formativa), de modo a consolidar e integrar os conhecimentos adquiridos
- TP: Apresentação e discussão de artigos científicos recentes e simples
- P: Análise experimental na área das Neurociências
- S: Integração do conhecimento com outras áreas
Bibliografia
1. Brady S, Siegel GJ, Albers RW, Price DL (2011) “Basic Neurochemistry: Principles of Molecular, Cellular, and Medical Neurobiology”, 8ª edição, Academic Press.
2. Purves D, Augustine GJ, Fitzpatrick D, Hall WC, LaMantia A-S, White LE (2012) “Neuroscience”, 5ª edição, Sinauer Associates Inc.
3. Selecção de artigos de revisão recentes
Método de Avaliação
- Mini testes - 50 %
- Outras - 30 %
- Relatório de seminário ou visita de estudo - 10 %
- Trabalho laboratorial ou de campo - 10 %