Métodos de Investigação/Saúde das Populações I

Código

0105885

Créditos ECTS

3

Objetivos

Bloco básico da Biomatemática/Bioestatística/Métodos Quantitativos Aplicados à Medicina Baseada na Evidência . Este é um Módulo Curricular inicial Integrador de Métodos Quantitativos em Medicina Baseada na Evidência que dê importância aos modelos explicativos e à análise de causalidade. Este bloco obrigatório antecede e funciona como pré-requisito para os semestres seguintes (opcionais ou obrigatórios) de Métodos Quantitativos em Investigação Fundamental, Pré-clínica e de Translação.
No primeiro bloco o aluno adquire os conhecimentos que o levam a compreender e dominar o papel da estatística em usar informação de uma ou mais amostra para realizar inferências sobre a população (ões) da qual a amostra foi (foram) extraída (s). Inclui a compreensão de métodos uni e posteriormente multivariados.
No final, pretende-se que o aluno tenha conhecimento sobre Medicina Baseada na Evidência, os conceitos básicos da Estatística aplicada à Medicina, com ênfase na inferência e decisão.

Programa

  1. Análise Exploratória de Dados.
  2. Distribuições Binomial e Normal.
  3. Conceitos Básicos de Amostragem.
  4. Estimação Intervalar para: o valor médio de uma população normal, a diferença de valores médios de duas populações normais (com base em amostras independentes e emparelhadas), uma proporção e a diferença de duas proporções (com base em amostras independentes e emparelhadas).
  5. Testes de Hipóteses sobre: o valor médio de uma população normal, a diferença dos valores médios de duas populações normais (com base em amostras independentes e emparelhadas), o quociente das variâncias de duas populações normais independentes, uma proporção e a diferença de duas proporções (com base em amostras independentes e emparelhadas).
  6. Teste do qui-quadrado de Independência.
  7. Medidas de Associação e de Concordância.
  8. Risco Relativo e Odds Ratio.

Métodos de Ensino

As aulas teóricas incluirão uma parte de revisão concisa do material a ser coberto e da ligação, quando aplicável, ao conteúdo da aula anterior. Esta breve introdução será seguida por uma discussão teórica e conceptual do tópico em questão. A fase seguinte será orientada para a aprendizagem orientada por problemas e por exemplos práticos. Serão discutidos nas aulas teóricas métodos de implementação orientados para a resolução de problemas na área biomédica. Esta fase será articulada com os conteúdos das aulas práticas, mas é independente  das aulas práticas do ponto de vista de apresentação de casos.

Bibliografia

  • Daly, L., Bourke, G. (2008). Interpretação e Aplicações da Estatística em Medicina, Instituto Piaget.
  • Glantz, S.A. (2012). Primer of Biostatistics, 7ª ed., McGraw-Hill.
  • Kirkwood, B., Sterne, J. (2003). Essential Medical Statistics, Blackwell.
  • Machin, D., Campbell, M.J. (2005). The Design of Studies for Medical Research, Wiley.
  • Massad, E., Menezes, R., Silveira, P., Ortega, R. (2004). Métodos Quantitativos em Medicina, ed. Manole.
  • Rosner, B. (2015). Fundamentals of Biostatistics, 8ª ed., Cengage Learning.
  • van Belle, G. et al. (2004). Biostatistics. A Methodology for the Health Sciences, 2ª ed., Wiley.

Método de Avaliação