Biologia da Conservação
Código
0101555Créditos ECTS
6Objetivos
Objetivos: transmitir conceitos de biodiversidade, analisar causas e consequências da sua perda e modos de a aferir, e estudar estratégias para a sua conservação; avaliar a biodiversidade do ponto de vista económico com base em indicadores antropogénicos; papel e importância das APs na conservação; utilização de ferramentas moleculares na monitorização da perda da biodiversidade, e consequências da fragmentação dos habitats. A componente TP consiste em analisar bibliografia da especialidade e bases de dados importantes para decisores e conservacionistas, avaliar a situação nos Açores e em outras regiões do mundo, e estabelecer protocolos e projetos de conservação que avaliem e proponham medidas para minimizar impactes das atividades humanas, nos ecossistemas. Estes trabalhos visam criar competências na área do planeamento de estudos de conservação, e permite aos alunos fazer juízos de valor sobre situações reais.
Programa
Def. de Biodiversidade (Bd)
Causas para a perda de Bd
Medição da perda de Bd
Quantificação do risco de extinção
Consequências ecológicas da perda de Bd
Estratégias de Conservação
Abordagem por espécie
Abordagem multi-específica
Abordagem por habitat e ecossistema
Planeamento de conservação sistemática
Métodos para determinar prioridades de conservação
O Capital Natural
Valor da Bd
Importância da Bd para os Humanos
IDH e PE
Economia ecológica e serviços ecossistémicos
Incentivos económicos para a conservação
Genética Molecular e Conservação
Sistemática e hibridização
Amostragem não-invasiva e estimação do tamanho da população
Diversidade genética intra-pop
Fluxo genético inter-pop
Deteção de seleção e adaptação local
Genética forense e conservação
Papel das Metapopulações na Conservação
Definição de conceitos
Impactes ambientais num contexto de Mpop
Conservação e gestão num contexto de Mpop
Desenho de reservas
Translocação e reintrodução de espécies
Limitações atuais e dilemas éticos
Métodos de Ensino
As aulas TP têm um caráter interativo onde os conteúdos teóricos vão sendo apresentados aos alunos, enquanto é fomentado o debate e a recolha de opiniões. Devido à natureza dos seus conteúdos, muitos deles com fortes implicações éticas, é fácil fomentar o debate de ideias entre os alunos. Alguns dos artigos fornecidos para apoio da disciplina, são também utilizados como casos de estudo. Em geral o debate faz-se em grupos de 3 alunos, sendo no fim feito um debate geral dentro da turma, com o professor como moderador.
Bibliografia
Macdonald, D.E. & Service, K. (Eds.) 2007. Key Topics in Conservation Biology, Blackwell publishing, 307 pp. (Livro adotado)
Commission for Environmental Cooperation. 2003. Biodiversity. CEC edition, Québec, Canada. 99 pp.
Daly, H.E. & Farley, J. Ecological economics: principles and applications. Island Press, Washington DC, USA. 454 pp.
Hunter, M.L. Jr. & Gibbs, J.P. 2006. Fundamentals of Conservation Biology, 3rd Edition. 516 pp.
Miguel, J.P.; Rosa, L.R. & Barros, S. 2008. Ganhar com a biodiversidade: oportunidades de negócio em Portugal. Actual Editora, Lisboa, Portugal. 256 pp.
Todos os anos são fornecidos ainda artigos recentes de revistas da especialidade (e.g. Biological Conservation), para o desenvolvimento de trabalhos e de discussões na aula, sobre temas de conservação.
Every year we also supply the students with the most recent articles published on specialized journals (e.g. Biological Conservation), meant for the development of works and brainstorming in the classroom.
Método de Avaliação
De acordo com o definido pelo docente - 100 %