Biologia da Conservação

Código

0101555

Créditos ECTS

6

Objetivos

Objetivos: transmitir conceitos de biodiversidade, analisar causas e consequências da sua perda e modos de a aferir, e estudar estratégias para a sua conservação; avaliar a biodiversidade do ponto de vista económico com base em indicadores antropogénicos; papel e importância das APs na conservação; utilização de ferramentas moleculares na monitorização da perda da biodiversidade, e consequências da fragmentação dos habitats. A componente TP consiste em analisar bibliografia da especialidade e bases de dados importantes para decisores e conservacionistas, avaliar a situação nos Açores e em outras regiões do mundo, e estabelecer protocolos e projetos de conservação que avaliem e proponham medidas para minimizar impactes das atividades humanas, nos ecossistemas. Estes trabalhos visam criar competências na área do planeamento de estudos de conservação, e permite aos alunos fazer juízos de valor sobre situações reais.

Programa

Def. de Biodiversidade (Bd)

Causas para a perda de Bd

Medição da perda de Bd

Quantificação do risco de extinção

Consequências ecológicas da perda de Bd

Estratégias de Conservação

Abordagem por espécie

Abordagem multi-específica

Abordagem por habitat e ecossistema

Planeamento de conservação sistemática

Métodos para determinar prioridades de conservação

O Capital Natural

Valor da Bd

Importância da Bd para os Humanos

IDH e PE

Economia ecológica e serviços ecossistémicos

Incentivos económicos para a conservação

Genética Molecular e Conservação

Sistemática e hibridização

Amostragem não-invasiva e estimação do tamanho da população

Diversidade genética intra-pop

Fluxo genético inter-pop

Deteção de seleção e adaptação local

Genética forense e conservação

Papel das Metapopulações na Conservação

Definição de conceitos

Impactes ambientais num contexto de Mpop

Conservação e gestão num contexto de Mpop

Desenho de reservas

Translocação e reintrodução de espécies

Limitações atuais e dilemas éticos

Métodos de Ensino

As aulas TP têm um caráter interativo onde os conteúdos teóricos vão sendo apresentados aos alunos, enquanto é fomentado o debate e a recolha de opiniões. Devido à natureza dos seus conteúdos, muitos deles com fortes implicações éticas, é fácil fomentar o debate de ideias entre os alunos. Alguns dos artigos fornecidos para apoio da disciplina, são também utilizados como casos de estudo. Em geral o debate faz-se em grupos de 3 alunos, sendo no fim feito um debate geral dentro da turma, com o professor como moderador.

Bibliografia

Macdonald, D.E. & Service, K. (Eds.) 2007. Key Topics in Conservation Biology, Blackwell publishing, 307 pp. (Livro adotado)

Commission for Environmental Cooperation. 2003. Biodiversity. CEC edition, Québec, Canada. 99 pp.

Daly, H.E. & Farley, J. Ecological economics: principles and applications. Island Press, Washington DC, USA. 454 pp.

Hunter, M.L. Jr. & Gibbs, J.P. 2006. Fundamentals of Conservation Biology, 3rd Edition. 516 pp.

Miguel, J.P.; Rosa, L.R. & Barros, S. 2008. Ganhar com a biodiversidade: oportunidades de negócio em Portugal. Actual Editora, Lisboa, Portugal. 256 pp.

Todos os anos são fornecidos ainda artigos recentes de revistas da especialidade (e.g. Biological Conservation), para o desenvolvimento de trabalhos e de discussões na aula, sobre temas de conservação.

Every year we also supply the students with the most recent articles published on specialized journals (e.g. Biological Conservation), meant for the development of works and brainstorming in the classroom.

Método de Avaliação

    De acordo com o definido pelo docente - 100 %