Microbiologia
Código
0101556Créditos ECTS
6Objetivos
Pretende-se fornecer aos estudantes os conhecimentos gerais sobre a estrutura, função, metabolismo e diversidade dos microrganismos (MO) procariotas, eucariotas e partículas virais. Explora-se também as relações entre os MO e o ambiente, as relações entre estes e outros seres vivos. Estes conhecimentos permitirão aos estudantes conhecer os diferentes tipos de MO e compreender o seu impacto no ambiente, relação com o homem assim como as potenciais aplicações na indústria e biotecnologia.
Pretende-se também fornecer aos estudantes os conhecimentos necessários à utilização de boas práticas laboratoriais em microbiologia. No final das aulas espera-se que os estudantes saibam manter atitudes adequadas no laboratório; utilizar a técnica asséptica pondo em prática as normas de segurança adequadas ao trabalho prático em laboratório de nível 1; tenham adquirido e praticado a manipulação de MO; possam realizar protocolos simples utilizando as técnicas básicas aprendidas.
Programa
Introdução à Microbiologia. Estudo dos Procariotas: Estrutura e função; Metabolismo; Nutrição e crescimento; Controlo do crescimento (esterilização, desinfeção, Antibióticos –ação/resistência); Genética (organização do material genético, regulação da transcrição, recombinação genética); Diversidade (taxonomia e nomenclatura, classificação).
Virologia: Breve história; Estrutura e replicação de bacteriófagos e vírus de eucariotas; Outras partículas complexas.
Principais grupos de fungos: nutrição, crescimento e reprodução.
Relação parasita-hospedeiro. Penetração do agente patogénico e fatores de virulência.
Conteúdo prático
Técnicas básicas: Segurança. Preparação de material e esterilização. Técnica asséptica. Obtenção de culturas puras. Colorações. Avaliação do crescimento.
Aplicação das técnicas básicas: Fatores físicos que afetam o crescimento. Ação da lisozima. Inibição do crescimento por desinfetantes. Avaliação da sensibilidade aos antibióticos.
Métodos de Ensino
Nas aulas T são apresentados conceitos incluídos nos conteúdos, seguindo uma metodologia de exposição interativa e estimulando a discussão dos temas apresentados. Nas aulas TP são apresentados exemplos e situações problemáticas no estudo dos MO. Os estudantes são orientados para a sua resolução, integrando e aplicando os conhecimentos adquiridos. Nas aulas P, os estudantes contactam com as técnicas básicas em microbiologia. No início de cada aula as técnicas a utilizar são descritas e exemplificadas. Os estudantes são organizados em grupos de trabalho e executam os protocolos indicados.
Bibliografia
Willey J.M., Sherwood L.M. & Woolverton C.J., 2014, Prescott's Microbiology, 9ª ed., Wm. C. Brown Publishers.
Wanda F. Canas Ferreira, João Carlos F. de Sousa e Nelson Lima ed. 2010. Microbiologia, Lidel, edições técnicas.
Neidhart, F. C., Ingraham, J. L. & Schaechter, M., 1990, Physiology of the bacterial cell: a molecular approach, Sinauer Associates, Inc.
Método de Avaliação
- Componente teórica - 70 %
- Componente teórica e teórico-prática - 30 %