Introdução à Biotecnologia
Código
0101557Créditos ECTS
6Objetivos
A UC pretende dotar os estudantes de conhecimentos fundamentais e desenvolver aptidões e competências para o desempenho em biotecnologia.
Programa
No que refere aos conhecimentos a UC abordará e levará os estudantes a analisar aspetos relacionados com as biotecnologias alimentares tradicionais (pão, queijo, cerveja) e a compreender o papel das enzimas microbianas nestas industrias; analisará o impacte da engenharia genética na biotecnologia; discutirá o uso da célula como fábrica de produtos úteis (biotecnologia branca); abordará a produção de anticorpos e do seu impacte na vacinação e na farmacologia; discutirá a relevância da biotecnologia ambiental; analisará a importância da biotecnologia na alimentação de uma população sempre crescente pela produção de alimentos agrícolas (biotecnologia verde) e animais nomeadamente transgénicos; discutirá o impacte na saúde da biotecnologia vermelha e analítica.
No que se refere ao desenvolvimento de aptidões e competências serão organizados “experimental training” de modo a superar carências técnicas e desenvolver aptidões para o exercício da biotecnologia.
Métodos de Ensino
Os temas teóricos serão abordados pela leitura e discussão de textos elucidativos de modo a desenvolver nos estudantes capacidades analíticas e sintéticas. Os temas práticos serão ministrados sob a forma de trabalhos laboratoriais em regime de workshop com apoio de vídeo na exemplificação de técnicas essenciais.
Bibliografia
1) Biotechnology for Beginners, 1st Edition
2) William J. Thieman, Michael A. Palladino. Introduction to Biotechnology (3rd Edition) [] on . Publisher Benjamin Cummings. 350 pp
3) Michael Wink. An Introduction to Molecular Biotechnology. Wiley, 2006. 768 pp
4) J. Nair. Introduction to Biotechnology and Genetic Engineering. Infinity Science Press, 2008 - 798 pp
5) Basic Biotechnology by Colin Ratledge (Editor), Bjorn Kristiansen, Paperback: 584 pages, Publisher: Cambridge University Press. 430 pp.
Método de Avaliação
De acordo com o definido pelo docente - 100 %