Ecologia e Biodiversidade dos Oceanos
Código
0200886Créditos ECTS
4Objetivos
Os principais objetivos desta disciplina são os seguintes:
1. Compreender e analisar se forma crítica o conceito de biodiversidade, sua interdisciplinaridade (biologia, ecologia, economia e direito) e limitações
2. Saber caracterizar os principais grupos taxonómicos de seres vivos dos oceanos e sua importância ecológica e interesse económico
3. Conhecer os principais tipos de ecossistemas dos oceanos e sua importância global e regional;
4. Compreender as principais ameaças atuais à biodiversidade marinha e conhecer os principais projetos e organizações internacionais com importância na avaliação e gestão da biodiversidade marinha.
5. Saber relacionar a biodiversidade com o funcionamento dos ecossistemas marinhos.
Programa
1. Biodiversidade Marinha:
1.1. Noções introdutórias
1.2. Especiação, evolução e sistemática (taxonomia e nomenclatura)
1.3. Principais tipos de seres vivos dos oceanos:
1.3.1. Autotróficos marinhos e microrganismos
1.3.2. Invertebrados
1.3.3 Vertebrados: Peixes, Répteis, Aves e Mamíferos
2. Ecologia dos Oceanos:
2.1. Noções básicas
2.2. Ecossistemas Fotossintéticos
2.2.1 Ecossistemas bentónicos e pelágicos
2.2.2 Ecossistemas tropicais: recifes de coral e mangais
2.2.3 Ecossistemas profundidade: taludes, planícies abissais, montes submarinos, corais profundidade, fossas
2.3. Ecossistemas Quimiossintéticos:
2.3.1. Fontes hidrotermais
2.3.2 Escorrências frias
2.3.3 Outros tipos: matéria em decomposição e ZMO
3. Funcionamento de Ecossistemas Marinhos:
3.1 Noções básicas
3.2 Medir e calcular BEF
4. Biogeografia Marinha:
4.1. Aspetos históricos
4.2. Regiões biogeográficas marinhas
5. Biodiversidade genética:
5.1. Principais indicadores de diversidade genética
5.2. Vantagens e desvantagens
Métodos de Ensino
Os conteúdos serão dados durante as aulas presenciais, de natureza expositiva com recurso a apresentações visuais dinâmicas, incluindo vídeos, e apresentação de exemplares biológicos de coleção. Serão usados métodos expositivos e interrogativos para manter a atenção dos alunos.
Depois das aulas será disponibilizada a bibliografia mais relevante através da plataforma de “e-learning Moodle”, a qual será também usada de forma para esclarecer dúvidas e/ou dar informações complementares.
Algumas temáticas serão aprofundadas através de trabalhos de grupo a serem desenvolvidos autonomamente, fora do período das aulas presenciais, mas que serão revistos durante as aulas, ou seja por orientação tutorial. Os temas destes trabalhos serão propostos pelo docente, mas os alunos poderão sugerir temas equiparáveis em que sejam mais do seu interesse.
Bibliografia
Geral:
Bouchet, P., 2006. The magnitude of marine biodiversity, In: Duarte, C. (Ed.) (2006). The Exploration of Marine Biodiversity: Scientific and Technological Challenges. pp. 31-62.
Castro, P. & M.E. Huber, 2013. Marine Biology. 9thd Ed. Mc.Graw-Hill Publishers, Boston.
Greene, T.F., 2005. Marine Science. Marine Biology and Oceanography. AMSCO School Publication, Inc. NY.
Herring, P., 2002. The Biology of the Deep Ocean. Series Biology of Habitats. Oxford Univ. Press.
Mora, C. et al., 2011. How many species are there on Earth and in the Ocean? PLoS, 9 (8): 8 pp.
Roberts, C. et al., 2002. Marine Biodiversity Hotspots and Conservation Priorities for Tropical Reefs. Sci., 295 (15 Fev.): 1280-1284
Segar D.A., 2012. Introduction to Ocean Sciences. 3rd ed. Author Edition.
Em cada aula será ainda fornecida aos alunos bibliografia específica sobre o tema.
Método de Avaliação
- Assiduidade e participação nas aulas - 15 %
- Frequência - 45 %
- Trabalho em grupo - 40 %