Bioestatística
Código
0105933Créditos ECTS
6Objetivos
Objetivos conceptuais (OC)
1. Enquadrar a Estatística na Sociedade e na Ciência
2. Dominar os fundamentos da Estatística Descritiva
3. Reconhecer a importância da Teoria das Probabilidades
4. Dominar o conceito de Variável Aleatória
5. Compreender os fundamentos da teoria da amostragem e do desenho experimental
6. Compreender a mecânica dos Testes de Hipóteses
7. Distinguir Testes Paramétricos e Não Paramétricos
8. Distinguir os conceitos de Correlação e de Regressão
9. Reconhecer a inferência Bayesiana
Competências
Gerais (CG)
1. Trabalhar em equipa
2. Consultar bibliografia e elaborar sínteses
3. Comunicar informação científica
4. Redigir um relatório científico
Específicas (CE)
1. Desenvolver o raciocínio estatístico
2. Aplicar técnicas de Estatística Descritiva
3. Simular variáveis aleatórias
4. Aplicar distribuições amostrais
5. Estimar intervalos de confiança
6. Aplicar testes de hipóteses
7. Usar aplicações informáticas em Estatística
Programa
1. (Bio)Estatística
História, sociedade e ciência
2. Estatística Descritiva
Tipos de dados
Tabelas e gráficos
Medidas de tendência central e de dispersão
3. Probabilidade
Axiomas
Teorema de Bayes
4. Variáveis aleatórias (VA)
VA discretas
VA contínuas
5. Teoria da Amostragem
Fundamentos
Tipos de amostragem
Lei dos grandes números
Teorema do limite central
Distribuições amostrais
6. Desenho Experimental
Estudos de campo
Experiências manipulativas e naturais
Replicação e independência
Tipos de desenho experimental
7. Estimação por intervalo
Intervalos de confiança e de credibilidade
8. Testes de hipóteses
Hipótese nula e alternativa
Erros do tipo I e II
Potência do teste
Testes unilaterais e bilaterais
Análise de variância
9. Testes não paramétricos
Testes de ajustamento
Tabelas de contingência
Outros testes
10. Correlação e Regressão
Correlação paramétrica e não paramétrica
Regressão linear simples e múltipla
11. Modelos bayesianos
Métodos de Ensino
Aulas teórico-práticas. Palestras para apresentação dos conceitos, exploração de exemplos, e realização de exercícios. Avaliação: Tarefa I (individual) – Importância da Estatística (texto com duas páginas A4); Tarefa II (grupos de 3 alunos) – Variáveis aleatórias (texto com duas páginas A4 e apresentação de diapositivos para 10 minutos); frequência teórica (exercícios). Aulas práticas. Utilização de ferramentas informáticas em estatística descritiva e em inferência estatística: folha de cálculo e aplicações estatísticas (SPSS e WinBUGS). São fornecidos ficheiros tutoriais com os procedimentos a efetuar, e ficheiros de dados com os resultados esperados. Os alunos (grupos de 3) elaboram um relatório científico para desenvolver e aferir várias competências (CG1-4). São resolvidos exercícios relativos aos vários conteúdos lecionados, o que se avalia através da realização de uma frequência prática no computador.
Bibliografia
Gouveia de Oliveira, A. (2009). Bioestatística, Epidemiologia e Investigação. Teoria e aplicações - Uma nova abordagem sem equações matemáticas. Lisboa: Lidel.
Gotelli, N. J. & A. M. Ellison (2004). A primer of Ecological Statistics. Sinauer Associates, Inc., Sunderland, 510 pp.
Maroco, J. (2010). Análise estatística com a utilização do SPSS. 3ª Edição. Edições Sílabo, Lisboa, 822 pp.
McCarthy, M. A. (2007). Bayesian Methods for Ecology. Cambridge University press, Cambridge, 296 pp.
Pestana, D. D. e Velosa, S. (2010). Introdução à Probabilidade e à Estatística, 4ª edição. Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1164 pp.
Stigler, S. M. (1986). The history of statistics. The measurment of uncertainty before 1900. Belknap Press, Harvard University Press, Cambridge, 410 pp.
Zar, J. H. (1996). Biostatistical analysis. Prentice-Hall International, Upper Saddle River, 662 pp.
Método de Avaliação
- Assiduidade e Participação - 15 %
- Frequência - 20 %
- Frequência prática no computador - 20 %
- Trabalho de investigação - 20 %
- Trabalho Individual e/ou de Grupo - 10 %
- TRABALHO INDIVIDUAL E/OU DE GRUPO - 15 %