Ecotoxicologia
Código
0106007Créditos ECTS
3Objetivos
Adquirir conhecimentos acerca dos poluentes ambientais, dos métodos para estudar a natureza e a dimensão da contaminação ambiental, e técnicas para quantificar os efeitos dos xenobióticos nos organismos e nas populações
Reconhecer os principais grupos (classes) de poluentes nos ambientes edáfico, dulçaquícola, marinho e atmosférico
Reconhecer a importância do conhecimento do comportamento de um poluente ou mistura de poluentes no ambiente para a avaliação do risco para os seres vivos, incluindo na saúde humana
Conhecer os principais testes de ecotoxicologia e sua aplicação a casos concretos
Ser capaz de compreender a importância e de aplicar biomarcadores em testes de toxicidade
Compreender a importância de diversos grupos de organismos, de diferentes níveis de organização, no processo de seleção dos bioindicadores mais adequados a diversos cenários ambientais
Reconhecer a importância dos programas integrados de biomonitorização na avaliação de risco para a saúde humana e ambiental
Programa
Objetivo geral
Adquirir conhecimentos acerca dos poluentes ambientais, dos métodos para estudar a natureza e a dimensão da contaminação ambiental, e das técnicas para quantificar os efeitos dos xenobióticos nos organismos e nas populações.
Conhecimentos e competências
Reconhecer os principais grupos (classes) de poluentes nos ambientes edáfico, dulçaquícola, marinho e atmosférico.
Reconhecer a importância do conhecimento do comportamento de um poluente ou mistura de poluentes no ambiente para a avaliação do risco para os seres vivos, incluindo na saúde humana.
Conhecer os principais testes de ecotoxicologia e sua aplicação a casos concretos.
Ser capaz de compreender a importância e de aplicar biomarcadores em testes de toxicidade.
Compreender a importância de diversos grupos de organismos, de diferentes níveis de organização, no processo de seleção dos bioindicadores mais adequados a diversos cenários ambientais.
Reconhecer a importância dos programas integrados de biomonitorização na avaliação de risco para a saúde humana e ambiental.
Conteúdos
1. Principais poluentes (antropogénicos e naturais) nos ambientes edáfico, dulçaquícola, marinho e atmosférico: metais, pesticidas, toxinas, COV
2. Fatores que afetam a Toxicidade: dose; tempo e via de exposição; biodisponibilidade, bioacumulação e biomagnificação
3. Biomarcadores de exposição, de efeito e de suscetibilidade em diferentes níveis de organização - molecular, celular, histológico, orgânico e populacional; características dos bioindicadores
4. Desenvolvimento dos conceitos de monitorização e de biomonitorização
5. Avaliação de risco da exposição ocupacional e ambiental a poluentes em populações humanas
6. Contaminação ambiental por agroquímicos: efeitos tóxicos em organismos do ecossistema agrícola e em humanos
7. Biorremediação – mecanismos envolvidos nos processos de fitorremediação e vermirremediação e seleção das espécies mais eficazes
8. Descontaminação mecânica e química – noções gerais sobre os processos mais atuais de descontaminação em solos e ambientes aquáticos
Métodos de Ensino
A disciplina funcionará em modelo de aulas Teórico-Práticas, com sessões expositivas em articulação com períodos de estudo de casos em que os alunos, tutorados pelo docente, exploram artigos científicos relacionados com estudos de ecotoxicologia.
Nesta unidade curricular, embora exista uma fração do programa lecionada em modelo expositivo clássico, a maior parte do programa convidará os alunos à construção do seu próprio conhecimento quer através de sessões de estudos de caso em trabalho de grupo tutorial, quer através de trabalho orientado não presencial.
Durante a exposição de cada tema programático é realizada, sempre que possível, uma análise e discussão de casos de estudo decorrentes da investigação realizada na FCT/UAc, por forma a estabelecer uma ligação entre os conhecimentos teóricos transmitidos na UC e a sua aplicação prática estudos de Ecotoxicologia.
Este tipo de abordagem (menos expositiva, mas mais exploratória dos conhecimentos) permite aumentar a interação na sala de aula entre o docente e os alunos, criando um ambiente onde se discutem e se aplicam os conhecimentos adquiridos na UC.
Bibliografia
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Newman, M.C., 2020. Fundamentals of ecotoxicology : the science of pollution. 5ª ed., CRC Press, 708 pp.
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Nriagu, J.(Ed.). Encyclopedia of Environmental Health. 2011. Five-Volume Set, Ed., 5016pp.
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Hodgson, E.(Ed.). 2010. A textbook of modern toxicology. John Wiley & Sons, Inc., 648 pp.
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SPARLING, D.W. (2016). Ecotoxicology essentials: Environmental contaminants and their biological effects on animals and plants. Academic Press, Elsevier, London, UK, 490 pp.
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WALKER, C.H., SIBLY, R.M., HOPKIN, S.P., & PEAKALL, D.B. (2014). 4ª Ed. Principles of Ecotoxicology, CRC Press, Taylor and Francis Group, USA, 352 pp.