Seminário
Código
0200915Créditos ECTS
4Objetivos
Os principais objetivos desta disciplina são os seguintes:
1. Expôr o aluno a diversas áreas temáticas relacionadas com as ciências do mar incentivando à sua aprendizagem sob a forma de trabalhos de casa semanais.
2. Providenciar oportunidade de novos contactos entre os estudantes e júri e/ou oradores nacionais/internacionais convidados para assistir a seminários pelos alunos ou apresentarem os seus trabalhos de investigação
3. Incentivar a intervenção dos estudantes em fóruns da especialidade
4. Estimular a apresentação de seminários pelos alunos e a aceitação de criticas pelos colegas/público
5. Discutir/sugerir técnicas de apresentação oral dos trabalhos científicos para os vários públicos alvo
6. Aperfeiçoar as competências de comunicação oral através de apresentações regulares singulares e/ou em grupo dirigidas a vários públicos alvo (ex: científico/não científico; crianças/adultos; novos/seniores).
Programa
1. Introdução geral: apresentação dos conteúdos programáticos e avaliação da disciplina.
2. Síntese sobre como apresentar seminários científicos a públicos distintos. Tipos de apresentação (i.e. Cores? Fundos? Grafismos?). Tipo de comunicação (i.e. colocação de voz, público alvo, mensagem que se pretende passar, etc.).
3. Apresentação de palestras, seminários semanais por parte dos alunos abrangendo vários temas científicos e vários públicos alvo. Presença de júris convidados diferentes ao longo do ano. As comunicações orais, de acordo com o trabalho de casa semanal proposto, poderão ser apresentadas individualmente pelo aluno ou por um grupo de alunos. Os temas são propostos pelo docente e discutidos por todos, júri e alunos.
4. Seminário científico departamental: cada aluno apresenta individualmente um seminário científico departamental no final do semestre (ou ano) sobre um tema escolhido pelo aluno e desenvolvido por este ao longo do ano académico.
Métodos de Ensino
Apresentações orais regulares (semanais) pelos alunos sobres temas do Oceano. As comunicações serão variadas quer no tempo de duração (normalmente 5, 10, 15 ou 30 minutos) quer em relação ao tipo de público (i.e. estudantil, profissional, geral e sénior). Espera-se que o aluno desenvolva características próprias quanto à forma de apresentação de temas científicas com diversos graus de complexidade. Igualmente, através das críticas construtivas e discussão coletiva por parte de outros alunos, júris convidados e docentes, o aluno aprenderá a eliminar erros comuns nas apresentações orais bem como, a atrair a atenção e interesse por parte do público. O docente coloca as apresentações dos alunos (formato “ppt”) e os sumários da disciplina nas plataformas “Moodle” e “Dropbox”.
Bibliografia
Geral:
Araújo, S.F., M.B. Dias & A.G. Coutinho (Eds.), 2005. Comunicar Ciência. Um Guia Prático para Investigadores. 16 pp.
Ceia, C., 2005. Normas para Apresentação de Trabalhos Científicos. 5ª Ed. Editorial Presença, Lisboa (Barcarena). Colecção Ensinar e Aprender, nº 2. 77 p.
Alley, M., The Craft of Scientific Presentations: Critical Steps to Succeed and Critical Errors to Avoid, second edition, edited by Springer, VA (USA), ISBN-13: 978-1441982780, 279 pp.
Websites (alguns sugeridos)/ Websites (some suggested):
http://courseweb.edteched.uottawa.ca/chm8256/downloads/Seminar_Guidelines.pdf
http://mesa.ac.nz/mesa-resources/technical-tutorials/communicating-science/presentations/
http://www.visualmess.com
http://www.columbia.edu/cu/tat/pdfs/presentations1.pdf
Método de Avaliação
- Participação nos seminários públicos - 20 %
- Seminário oral público (departamento) sobre um tema científico à escolha do aluno - 35 %
- TPC (seminários dados pelos alunos semanalmente) - 45 %