Cartografia Geológica

Código

0105728

Créditos ECTS

5

Objetivos

O principal objetivo é o de desenvolver competências na utilização da Cartografia Geológica, enquanto ferramenta indispensável para o estabelecimento de relações espácio-temporais entre unidades geológicas.

Este objetivo consubstancia-se pela evolução formativa dos discentes numa perspetiva construtivista, nos domínios de aprendizagem:

Cognitivo: Conhecimento da importância da Cartografia e compreensão das técnicas utilizadas na representação cartográfica; Aquisição de competências para a aplicação dos conhecimentos na análise de documentos cartográficos e na elaboração autónoma de sínteses dos resultados obtidos;

Afetivo: Recetividade à utilização das técnicas cartográficas, como elemento de elevado valor acrescentado na organização e interiorização do conhecimento geológico;

Psicomotor: Exploração e desenvolvimento dos procedimentos de interação com os elementos cartográficos, através da adoção de mecanismos conducentes à obtenção dos resultados pretendidos.

Programa

1. MAPAS

1.1 Cartografia como ciência: Perspetiva histórica

1.2 A forma da Terra

1.3 Sistemas de projeção e representação

1.4 Os principais sistemas nas cartas portuguesas

2. CARTAS TOPOGRÁFICAS

2.1 Elementos de planimetria

2.2 A representação do relevo

2.3 As indicações na margem das cartas

2.4 Determinação de distâncias e áreas

2.5 Construção de perfis topográficos

3. CARTAS GEOLÓGICAS

3.1 Importância e metodologia da cartografia geológica

3.2 Elementos de referência de um corpo geológico

3.3 Construção de cortes geológicos

3.4 Cartas geológicas portuguesas

4. FOTOGEOLOGIA

4.1 Teledeteção

4.2 Tipos de fotografias aéreas

4.3 Fotografias aéreas verticais

4.4 Organização dos voos.

4.5 Métodos de levantamentos geológicos.

5. CARTOGRAFIA DIGITAL

5.1 Sistemas de posicionamento global

5.2 Sistemas de Informação Geográfica

5.3 Representação cartográfica na internet

Métodos de Ensino

A unidade curricular será lecionada em regime de b-learning, através da combinação de atividades em ambiente presencial (na sala de aula, laboratório e no campo) com atividades assíncronas suportadas pela plataforma do sistema de gestão de aprendizagem (Moodle) disponível na Universidade dos Açores.

Aulas Teóricas - Baseadas na apresentação de esquemas/fotografias ilustrativos dos objetos, conceitos e processos alvo de análise.

Aulas Práticas - Observação, manuseamento e execução de diversos tipos de exercícios com documentos cartográficos, fotografia aérea e instrumentação digital.

Componente assíncrona: Disponibilização de diversos tipos de materiais de suporte e elaboração de atividades interativas

Bibliografia

ALVES, J. A. D.; CRUZ, J. J. S.; NORTE, C. G. (1988). Manual de topografia (I Volume). PF, Lisboa.

BENNINSON, G. M. (1985). An introduction to geological structures and maps. Edward Arnold (Publishers) Ltd, London. 4th edition; 65 p.

COMPTON, R. R. (1985). Geology in the field. John Wiley & Sons, Inc.; 398 p.

KRAAK, M-J; ORMELING, F. (2003). Cartography. Visualization of Geospatial Data. Prentice Hall; 205 p.

ROBINSON, A. H.; SALE, R. D.; MORRISON, J. L.; MUEHRCKE, P. C. (1984) Elements of cartography. John Wiley & Sons, New York, 5th ed; 544 p.

Método de Avaliação

  • Elaboração de relatórios de trabalhos práticos e execução de atividades assíncronas (fóruns, testes e Webquests) - 10 %
  • Realização de dois testes de frequência (teórica e prática), os quais permitirão a dispensa do exame final. - 90 %