Projeto de Geologia

Código

0106044

Créditos ECTS

9

Objetivos

A unidade curricular de Projeto visa transmitir aos discentes os princípios essenciais de: (i) desenvolvimento de pequenos projetos de investigação; (ii) preparação de artigos científicos; e (iii) apresentação de comunicações orais. Pretende-se que os discentes consigam identificar problemas, desenvolvam pensamento crítico, sejam capazes de comunicar, integrar e discutir conhecimentos e dados científicos. Nesse sentido, definiram-se 3 resultados de aprendizagem:

- Descrever técnicas de trabalho e investigação em Geologia;

- Desenvolver pequenos projetos de investigação;

- Elaborar um relatório com a estrutura de um artigo científico, e apresentá-lo a uma audiência.

Programa

- Técnicas de pesquisa e seleção de informação científica
- Desenvolvimento de projetos
- Familiarização com técnicas e metodologias de trabalho em Geologia
- Apresentação de informação científica

Métodos de Ensino

A lecionação teórica dos conteúdos apoia-se em vários recursos, e.g.: computador e projetor multimédia, quadro de ardósia, retroprojetor, livros de texto, artigos de especialidade e consulta de sítios especializados da internet. Os discentes são incentivados a ler e discutir artigos de especialidade e recebem formação sobre como efetuar uma eficiente pesquisa bibliográfica e posterior análise, síntese e discussão da informação recolhida. A componente prática, desenhada para permitir aos discentes contacto com técnicas laboratoriais e de campo específicas da área desta unidade curricular, é realizada nos espaços laboratoriais do Departamento de Geologia.

Bibliografia

(A bibliografia específica dos temas a desenvolver será divulgada anualmente/ The specific bibliography of the themes to be developed will be released annually)

Coghill AM & LR Garson, 2006. ACS Style Guide: Effective Communication of Scientific Information, 3rd ed, American Chemical Society, Washington, DC.

Kanare HM, 1985. Writing the Laboratory Notebook. Am Chem Soc, Washington, DC.

Robson C, 2011. Real World Research, 3rd ed. Wiley-Blackwell, 608 pp.

Método de Avaliação

    De acordo com o definido pelo docente - 100 %