Geologia

Código

0105718

Créditos ECTS

5

Objetivos

1. Compreender os princípios e métodos em geologia;

2. Compreender a geodinâmica interna, como consequência da origem da Terra e motor das transformações globais;

3. Identificar as causas e efeitos da tectónica global;

4. Compreender a Geodiversidade e identificar os diferentes materiais no ciclo geológico;

5. Compreender a paisagem como resultado dos processos de interação dos materiais geológicos com a atmosfera e hidrosfera;

6. Aplicar os princípios de determinação da idade de diferentes formações e estruturas geológicas para a compreensão da história da Terra;

7. Identificar os principais recursos geológicos.

Programa

1. A GEOLOGIA: IMPORTÂNCIA, EVOLUÇÃO E MÉTODOS

2. O PLANETA TERRA COMO UM SISTEMA DINÂMICO

2.1. Evolução e diferenciação

2.2. Estrutura interna e composição

2.3. Formação da atmosfera e dos oceanos

3. TECTÓNICA DE PLACAS

3.1. Deriva Continental

3.2. Teoria da Tectónica de Placas

3.3. Principais placas

3.4. Limites de placas

3.5. Pontos quentes

4. CICLO GEOLÓGICO

4.1. O conceito de reciclagem de materiais rochosos

4.2. Magmatismo e vulcanismo

4.2. Metamorfismo

4.4. Minerais e Rochas

5. GEODINÂMICA EXTERNA

5.1. O Ciclo hidrológico

5.2. Evolução do relevo terrestre

5.3. Meteorização, erosão, sedimentação e

diagénese

5.4. Rochas sedimentares

6. CONCEITOS DE GEOLOGIA ESTRUTURAL

6.1. Identificação dos tipos de falhas

6.2. identificação dos tipos de dobras

7. O REGISTO GEOLÓGICO

7.1 Tempo em Geologia

7.2. Datações relativas e absolutas

7.3. Estratigrafia e Geo-história

7.4. Cartografia Geológica

8. RECURSOS GEOLÓGICOS

8.1. Conceito de recurso

8.2. Recursos minerais e energéticos

8.3. Exploração de recursos

Métodos de Ensino

Aulas Teóricas - Baseadas na apresentação de esquemas/fotografias ilustrativos dos objetos, conceitos e processos alvo de análise. 

Os recursos a utilizar no que se refere à lecionação das aulas teóricas facilitarão a aprendizagem tendo em atenção que os esquemas/fotografias podem ilustrar de forma ímpar os conceitos e os processos que se pretendem transmitir, numa perspetiva de interação entre o docente e os discentes.

Aulas Práticas - Observação e caracterização de rochas e minerais. Resolução de exercícios com modelos e diagramas. Adicionalmente será efetuada uma saída de campo. 

Nas aulas práticas os alunos irão manusear, analisar e classificar diversos tipos de rochas e de grupos de minerais, o que permitirá apreender com mais clareza as noções relacionadas com a diversidade de materiais geológicos e dos processos que estão na sua génese. A execução de exercícios com modelos e diagramas geológicos irá também permitir consolidar os conhecimentos teóricos adquiridos.

No decurso das aulas práticas os alunos irão ainda trabalhar, devidamente orientados pelo docente, com diversos tipos de documentos cartográficos e fotografia aérea, manuseando-os e realizando exercícios que permitirão desenvolver a sua autonomia na aplicação dos conceitos adquiridos, na resolução gráfica e analítica de problemas e na elaboração de sínteses sob a forma de relatórios escritos.

A unidade curricular poderá ainda beneficiar da utilização da plataforma de gestão de aprendizagem disponível na Universidade dos Açores, assim se potenciando a realização de atividades assíncronas. As atividades assíncronas, irão permitir uma avaliação formativa dos discentes através de uma contínua interatividade entre docente e discentes, através da utilização de tecnologias mais atraentes à atual geração de alunos, dando espaço para os alunos construírem o seu próprio conhecimento e desenvolverem as suas competências.

Bibliografia

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Merritts, D., Wet, A. & Menking, K. 1998) – Environmental geology. An earth system science approach. Freeman, New York, 452 pp.

Monroe, J.S. & Wicander, R. (2015) – The changing earth. Exploring geology and evolution. Brooks/Cole, Belmont, 3rd Ed., 733 pp.

Montgomery, C.W. (2003) – Environmental geology. McGraw Hill, 6th Ed., Boston, 554 pp.

Murck, B.W., Skinner, B.J. & Porter, S.C. (1996) – Environmental geology. Wiley, New York, 535 pp.

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Tarbuck, E.J. & Lutgens, F.K. (2005) – Earth. An introduction to physical geology. Pearson, 8th Ed., Upper Saddle River, 711 pp.

Thompson, G.R. & Turk, J. (2007) – Earth science and the environment. Brooks/Cole, Belmont, 635 pp.

Thurman, H.V. & Trujillo, A.P. (2002) - Essentials of oceanography. Prentice-Hall, 7th Ed., Upper Saddle River, 524 pp.

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Método de Avaliação