Epidemiologia

Código

0106031

Créditos ECTS

3

Objetivos

1. Contextualizar marcos históricos da epidemiologia;

2. Dominar conceitos básicos em epidemiologia;

3. Utilizar uma abordagem epidemiológica para medir o processo saúde/doença nas populações;

3. Descrever os vários tipos de estudo epidemiológico;

4. Definir causalidade;

5. Identificar métodos de análise estatística úteis em epidemiologia;

6. Reconhecer a importância da dimensão de uma amostra;

7. Reconhecer métodos de análise de sobrevivência;

8. Identificar os parâmetros utilizados na validação dos testes de diagnóstico;

9. Conhecer os princípios básicos da Epidemiologia Genética;

10. Explicar a contribuição da epidemiologia na prevenção de doenças, promoção da saúde e desenvolvimento de políticas de saúde.

Competências gerais:

1. Trabalhar em equipa;

2. Consultar bibliografia e elaborar sínteses bibliográficas.

Competências específicas:

1. Calcular medidas epidemiológicas;

2. Calcular a dimensão de uma amostra;

3. Aplicar ferramentas estatísticas no contexto da epidemiologia.

Programa

1. Introdução à Epidemiologia;

2. Medidas Epidemiológicas (Medidas de frequência e de associação; Indicadores de Saúde; Variáveis epidemiológicas);

3. Estudos epidemiológicos (Observacionais e experimentais; Tipos de erro);

4. Causalidade (Conceito de causa; Associação causal ou não causal; Inferência causal);

5. Utilização de ferramentas estatísticas em Epidemiologia (Estatística Descritiva; Correlação e Regressão; Testes paramétricos e não paramétricos; Modelos lineares generalizados; Regressão logística; Dados longitudinais); 6.

Amostragem (Cálculo do número de amostras);

7. Análise de sobrevivência (Método atuarial; Kaplan-Meier; Teste logrank; Regressão de Cox);

8. Testes de diagnóstico (Sensibilidade e especificidade; Falsos negativos e positivos; Valores preditivos; Probabilidades pré e pós-teste da doença; O efeito da prevalência; A Curva ROC);

9. Fundamentos de Epidemiologia Genética (Agregação familiar; Hereditabilidade; Fundamentos do “linkage”; Estudos de associação).

Métodos de Ensino

Semanalmente desenrolam-se sessões teóricas teórico-práticas. Os momentos expositivos, nos quais se incentiva a compreensão dos conteúdos, são mantidos numa extensão reduzida, sendo complementados com a resolução de problemas, exploração de casos e com sessões orientadas de discussão de artigos. Nas atividades teórico-práticas valoriza‐se a aquisição de competências, por via da aplicação concreta das ferramentas estatísticas em epidemiologia. São resolvidos exercícios relativos aos conteúdos lecionados, de modo a aplicar os vários conceitos e a desenvolver competências.

Bibliografia

Cardoso, S. M. (2004). Notas e técnicas epidemiológicas, 5ª ed. Faculdade de Medicina, Instituto de Higiene e Medicina Social, Coimbra;

Carr, S. et al. (2007). An Introduction to Public Health and Epidemiology, 2nd Edition. McGraw-Hill, New York;

Fletcher, R.W. & S.W. Fletcher (2005). Clinical Epidemiology: The Essentials. 4th Edition, Lippincott Williams & Wilkins, Baltimore;

Friedman, G.D. (2004). Primer of epidemiology, 5ª ed. McGraw-Hill, Boston;

Friis, Gouveia de Oliveira, A. (2009). Bioestatística, Epidemiologia e Investigação. Teoria e aplicações ‐ Uma nova abordagem sem equações matemáticas. Lisboa: Lidel;

Gordis, L. (2005). Epidemiología, 3ª Ed. Elsevier, Espana;

Greenberg, R. S. et al. (2004). Medical Epidemiology. McGraw-Hill, New York;

Haines, J. L. & M. A. Pericak-Vance (2006). Genetic Analysis of Complex Traits. Willey, New-Jersey;

Kleinbaum, D.G., K.M Sullivan & N.D. Barker (2007). A Pocket Guide to Epidemiology. Springer, New York;

Método de Avaliação

  • Análise crítica de um estudo epidemiológico - 30 %
  • Frequência - 50 %
  • Questionário sobre estatística epidemiológica - 20 %