Epidemiologia
Código
0106031Créditos ECTS
3Objetivos
1. Contextualizar marcos históricos da epidemiologia;
2. Dominar conceitos básicos em epidemiologia;
3. Utilizar uma abordagem epidemiológica para medir o processo saúde/doença nas populações;
3. Descrever os vários tipos de estudo epidemiológico;
4. Definir causalidade;
5. Identificar métodos de análise estatística úteis em epidemiologia;
6. Reconhecer a importância da dimensão de uma amostra;
7. Reconhecer métodos de análise de sobrevivência;
8. Identificar os parâmetros utilizados na validação dos testes de diagnóstico;
9. Conhecer os princípios básicos da Epidemiologia Genética;
10. Explicar a contribuição da epidemiologia na prevenção de doenças, promoção da saúde e desenvolvimento de políticas de saúde.
Competências gerais:
1. Trabalhar em equipa;
2. Consultar bibliografia e elaborar sínteses bibliográficas.
Competências específicas:
1. Calcular medidas epidemiológicas;
2. Calcular a dimensão de uma amostra;
3. Aplicar ferramentas estatísticas no contexto da epidemiologia.
Programa
1. Introdução à Epidemiologia;
2. Medidas Epidemiológicas (Medidas de frequência e de associação; Indicadores de Saúde; Variáveis epidemiológicas);
3. Estudos epidemiológicos (Observacionais e experimentais; Tipos de erro);
4. Causalidade (Conceito de causa; Associação causal ou não causal; Inferência causal);
5. Utilização de ferramentas estatísticas em Epidemiologia (Estatística Descritiva; Correlação e Regressão; Testes paramétricos e não paramétricos; Modelos lineares generalizados; Regressão logística; Dados longitudinais); 6.
Amostragem (Cálculo do número de amostras);
7. Análise de sobrevivência (Método atuarial; Kaplan-Meier; Teste logrank; Regressão de Cox);
8. Testes de diagnóstico (Sensibilidade e especificidade; Falsos negativos e positivos; Valores preditivos; Probabilidades pré e pós-teste da doença; O efeito da prevalência; A Curva ROC);
9. Fundamentos de Epidemiologia Genética (Agregação familiar; Hereditabilidade; Fundamentos do “linkage”; Estudos de associação).
Métodos de Ensino
Semanalmente desenrolam-se sessões teóricas teórico-práticas. Os momentos expositivos, nos quais se incentiva a compreensão dos conteúdos, são mantidos numa extensão reduzida, sendo complementados com a resolução de problemas, exploração de casos e com sessões orientadas de discussão de artigos. Nas atividades teórico-práticas valoriza‐se a aquisição de competências, por via da aplicação concreta das ferramentas estatísticas em epidemiologia. São resolvidos exercícios relativos aos conteúdos lecionados, de modo a aplicar os vários conceitos e a desenvolver competências.
Bibliografia
Cardoso, S. M. (2004). Notas e técnicas epidemiológicas, 5ª ed. Faculdade de Medicina, Instituto de Higiene e Medicina Social, Coimbra;
Carr, S. et al. (2007). An Introduction to Public Health and Epidemiology, 2nd Edition. McGraw-Hill, New York;
Fletcher, R.W. & S.W. Fletcher (2005). Clinical Epidemiology: The Essentials. 4th Edition, Lippincott Williams & Wilkins, Baltimore;
Friedman, G.D. (2004). Primer of epidemiology, 5ª ed. McGraw-Hill, Boston;
Friis, Gouveia de Oliveira, A. (2009). Bioestatística, Epidemiologia e Investigação. Teoria e aplicações ‐ Uma nova abordagem sem equações matemáticas. Lisboa: Lidel;
Gordis, L. (2005). Epidemiología, 3ª Ed. Elsevier, Espana;
Greenberg, R. S. et al. (2004). Medical Epidemiology. McGraw-Hill, New York;
Haines, J. L. & M. A. Pericak-Vance (2006). Genetic Analysis of Complex Traits. Willey, New-Jersey;
Kleinbaum, D.G., K.M Sullivan & N.D. Barker (2007). A Pocket Guide to Epidemiology. Springer, New York;
Método de Avaliação
- Análise crítica de um estudo epidemiológico - 30 %
- Frequência - 50 %
- Questionário sobre estatística epidemiológica - 20 %