Introdução à Gestão Ambiental

Código

0106036

Créditos ECTS

6

Objetivos

1. Compreender o conceito de sustentabilidade no âmbito do equilíbrio do planeta e saber aplicá-lo tanto a nível local como a nível global;
2. Conhecer as principais recomendações internacionais e nacionais relativas à mitigação e adaptação às alterações climáticas e a sua relação com a gestão ambiental;
3. Aplicar o conceito de “nature-based solutions” para a conservação da água e de economia circular para a gestão de materiais;
4. Compreender a ligação entre o homem e os ecossistemas, assim como a importância do princípio da prevenção contemplado na diretiva PCIP e na metodologia de AIA;
5. Desenvolver a competência de análise de textos, expressão oral e sentido crítico.

Programa

Mod 1 - Desenvolvimento sustentável
1.1. O relatório "Our common future", de Brundtland (1987)
1.2. Metas para o Desenvolvimento Sustentável 2030, das Nações Unidas: a visão nacional e regional de desenvolvimento sustentável
1.3. Avaliação do progresso já realizado
1.4. Exercício prático

Mod 2 - Alterações climáticas
2.1. Enquadramento e evolução
2.2. O Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC)
2.3. Distinção entre mitigação e adaptação
2.4. Contabilização de Gases de Efeito de Estufa (GEE)
2.5. Sequestro de carbono pelos habitats terrestres e marinhos
2.6. O mercado de carbono
2.7. Exercício prático

Mod 3 - Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável
3.1. Introdução
3.1.1. Evolução histórica de degradação ambiental e principais problemas ambientais, a nível mundial.
3.1.2. O ambiente na Europa, em Portugal e nos Açores
3.2. Economia circular
3.2.1 Da gestão de resíduos para a gestão de recursos
3.2.2 As emissões de GEE associadas à gestão de resíduos
3.3. Os serviços dos ecossistemas para a gestão da água – nature-based solutions
3.3.1. A qualidade da água nas origens e a qualidade da água nos sistemas de distribuição
3.3.2. O princípio da precaução e a transição para a sustentabilidade
3.3.3. Diretiva da Prevenção e Controlo Integrado da Poluição (PCIP)
3.4. European Green Deal
3.4.1. A sua abrangência e objetivos até 2030 e 2050
3.4.2. Manual local do European Green Deal
3.5. Recensão crítica de um paper

Mod 4 - Avaliação de Impacte Ambiental
4.1. Enquadramento e Evolução da Avaliação de Impacte Ambiental (AIA)
4.2. Quadro legal de AIA
4.3. Exercício prático

Métodos de Ensino

A expressão oral poderá ser em língua portuguesa, inglesa ou castelhana. Nas horas de contacto da unidade curricular, o professor utilizará apresentações escritas em língua inglesa, mas falará predominantemente em língua portuguesa.

Além da exposição das temáticas que compõem o programa, será igualmente promovida a participação ativa dos alunos através atividades de leitura, escrita e discussão dos temas do programa. Estas atividades pretendem também orientar o estudo autónomo a desenvolver pelo aluno, que deverá ser vocacionado para a resposta a uma pergunta/problema formulado na aula, a desenvolver nos trabalhos de grupo para avaliação.

Bibliografia

WCED (1987). Our Common Future. World Commission on Environment and Development. Oxford University Press. Oxford.
United Nations General Assembly (2015). A/R/ 70/1- Transforming Our World: the 2030 Agenda for Sustainable Development.
WWAP (World Water Assessment Program) (2012). The United Nations World Water Development Report 4: Managing Water under Uncertainty and Risk. Paris, UNESCO.
WWAP (United Nations World Water Assessment Program)/UN-Water. 2018. The United Nations World Water Development Report 2018: Nature-Based Solutions for Water. Paris, UNESCO.
OECD iLibrary (2019). Measuring distance to the SDG targets – Portugal (Relatório). Acedido em:
https://www.oecd-ilibrary.org/sites/a8caf3fa-en/1/2/2/28/index.html?itemId=/content/publication/a8caf3fa-en&_csp_=1c51c432b7a7683f5a0142ba189c0c39&itemIGO=oecd&itemContentType=book

Artigos recomendados durante as aulas / Websites recomendados:
https://www.eea.europa.eu/
https://www.unenvironment.org/
https://zero.ong/
https://www.apambiente.pt/
https://commission.europa.eu/strategy-and-policy/priorities-2019-2024/european-green-deal/delivering-european-green-deal_en

Método de Avaliação

  • Frequência - 50 %
  • Três trabalhos ao longo do semestre - 50 %