Investigação Aplicada IV

Código

0106037

Créditos ECTS

2

Objetivos

1. Acompanhar, com supervisão de um tutor clínico do HDES, um caso/um conjunto de casos clínicos;
2. Selecionar informação complementar/literatura científica de modo a investigar o(s) caso(s) seguido(s);
3. Saber interpretar, apresentar e discutir o(s) caso(s) que acompanhou, em contexto de investigação;
4. Traduzir o trabalho desenvolvido na forma de um artigo científico com formato “Case Report”

Programa

A Investigação Aplicada IV inclui um seminário sobre escrita científica – elaboração de um “Case Report”; um seminário sobre Ética na Investigação com Sujeitos Humanos; várias sessões de “brainstorming” com os docentes da UAc, visando acompanhar o adequado envolvimento dos alunos nas atividades em curso. A UC inclui ainda o seguimento, por parte dos estudantes do(s) caso(s) no HDES, seguimento esse que é coordenado pelo respetivo tutor clínico.

Métodos de Ensino

O aluno deve desenvolver, de forma supervisionada mas autónoma, sob orientação de um tutor do HDES, um trabalho acerca do caso clínico que lhe tiver sido atribuído, que apresentará na forma de um "Case Report". Uma parte muito reduzida da lecionação é expositiva (conteúdos principais de escrita científica e de ética na investigação com sujeitos humanos); a maior parte da lecionação toma a forma de discussão crítica com o estudante, de modo que ele consiga explorar e apresentar adequadamente o caso que lhe tiver sido atribuído.

Bibliografia

Gagnier, J. J., Kienle, G., Altman, D. G., Moher, D., Sox, H., Riley, D., & CARE Group* (2013).
The CARE Guidelines: Consensus-based Clinical Case Reporting Guideline Development. Global advances in health and medicine, 2(5), 38–43. https://doi.org/10.7453/gahmj.2013.008
BMJ. Writing and publishing a usefull and interesting case report.
https://www.bmj.com/company/wp-content/uploads/2019/03/How-to-write-a-Case-Report-DIGITAL-2.pdf  

Para além dos artigos sobre escrita científica de "Case Reports" consideram-se elementos de estudo adicionais relacionados com o âmbito dos casos tratados pelos estudantes.

Método de Avaliação