Jornalismo de Imprensa, Rádio, TV e Ciberjornalismo

Código

0105732

Créditos ECTS

6

Objetivos

1. Conhecer a evolução do jornalismo e a sua relação com a história dos media.

2. Adquirir conceitos teóricos na área jornalística, que permitam um exercício crítico e esclarecido do jornalismo.

3. Diferenciar as práticas jornalísticas da imprensa, da rádio, da televisão e do ciberjornalismo.

4. Refletir sobre o poder e a influência dos meios de comunicação social na sociedade contemporânea.

5. Reconhecer as especificidades das origens e do desenvolvimento do jornalismo português.

6. Conhecer o atual panorama da Comunicação Social em Portugal e fazer sobre ele uma reflexão crítica.

Programa

1. CARACTERIZAÇÃO DO PROCESSO JORNALÍSTICO

1.1. Traços definidores do jornalismo: a produção e a transmissão de notícias

1.1.1. A seleção das notícias. O conceito de «noticiabilidade». Os valores-notícia: critérios de fixação. O gatekeeper. Os órgãos reguladores dos mass media: origens e funções.

1.1.2. Fontes de informação. As agências noticiosas.

1.1.3. A estrutura narrativa. Título, lead e corpo da notícia. A pirâmide invertida. Os diversos estilos de jornalismo.

1.2. Media e sociedade

1.2.1. A cultura de massa: a pressão das audiências, do poder político e da publicidade. A responsabilidade social dos media. A formação da opinião pública.

1.2.2. A concentração empresarial: os grandes grupos multimédia. O caso português.

1.2.3. Os media e o poder político

2. IMPRENSA, RÁDIO, TV E CIBERJORNALISMO

2.1. Especificidades do jornalismo em cada um destes media

2.2. Evolução dos meios de comunicação social

Métodos de Ensino

As aulas têm uma componente teórica, mais expositiva, e uma componente prática em que se incentiva o debate alargado aos alunos.

A unidade curricular poderá ainda beneficiar da utilização da plataforma de gestão de aprendizagem disponível na Universidade dos Açores, assim se potenciando a realização de atividades assíncronas.

Bibliografia

ALVES, José Augusto dos Santos (2005), O poder da comunicação. A história dos media dos primórdios da imprensa aos dias da Internet, Cruz Quebrada, Casa das Letras/Editorial Notícias.

BALLE, Francis (2003), Os Media, Lisboa, Campo das Letras.

CORREIA, Fernando (2003), Os jornalistas e as notícias. A autonomia jornalística em questão, 4ª ed., Lisboa, Caminho.

JESPERS, Jean-Jacques (1998), Jornalismo televisivo. Princípios e métodos, Coimbra, Minerva.

MARTÍNEZ-COSTA, Mª Pilar (coord.) (2002), Información radiofónica. Cómo contar noticias en la radio hoy, Barcelona, Editora Ariel.

MESQUITA, Mário (2004), O quarto equívoco. O poder dos media na sociedade contemporânea, Coimbra, MinervaCoimbra.

TRAQUINA, Nelson (2002), Jornalismo, Lisboa, Quimera.

_____ (2000), O poder do jornalismo. Análise e textos da teoria do agendamento, Coimbra, Minerva.

VIZUETE, José Ignacio Armentia, e MARCET, José Maria Caminos (2003), Fundamentos del periodismo impreso, Barcelona, Editora Ariel.

Método de Avaliação

  • Construção de um blogue - 5 %
  • Frequência - 50 %
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo - 45 %