Estudos Epidemiológicos
Código
0201496Créditos ECTS
6Objetivos
Objetivos conceptuais (OC):
1. Dominar conceitos básicos em epidemiologia
2. Distinguir os principais desenhos de investigação em epidemiologia
3. Reconhecer os princípios, aplicações e limitações da epidemiologia genética
4. Dominar conceitos básicos em desenho experimental e amostragem
5. Dominar conceitos relativos à análise exploratória de dados
6. Distinguir testes de hipóteses, métodos de máxima verosimilhança e métodos Bayesianos
7. Reconhecer as potencialidades da meta‐análise em epidemiologia
Competências gerais (CG):
1. Consultar bibliografia e elaborar sínteses
2. Interpretar e comunicar informação científica.
3. Trabalhar em equipa
Competências específicas (CE):
1. Analisar desenhos experimentais e programas de amostragem.
2. Aplicar a análise exploratória de dados
3. Aplicar testes de hipóteses
4. Aplicar correlação, regressão e modelos lineares generalizados.
5. Aplicar estatísticas bayesianas
6. Aplicar medidas epidemiológicas de ocorrência, efeito e impacto potencial.
Programa
1. Conceitos em epidemiologia
Definição e objetivos
Medidas de ocorrência, de associação e de impacto potencial
Causalidade em epidemiologia
2. Estudos epidemiológicos
Epidemiologia descritiva vs. analítica
Tipos de estudo
Estudos de caso ou série de casos
Estudos ecológicos
Estudos transversais
Estudos de caso‐controlo
Estudos de coorte
Estudos experimentais
3. Princípios gerais de epidemiologia genética
4. Desenho experimental e amostragem
Tipos de desenho experimental
Determinação do número de amostras
5. Análise exploratória de dados
Representações gráficas
Estatísticas amostrais
6. Testes de hipóteses
Testes para uma, duas ou k amostras
Testes paramétricos e não paramétricos
7. Correlação e Regressão
Correlação paramétrica e não paramétrica
Regressão linear simples e múltipla
8. Modelos lineares generalizados (GLM)
Aplicações em epidemiologia
9. Estatística bayesiana
Aplicações em epidemiologia
10. Potencialidades da meta‐análise em epidemiologia
Métodos de Ensino
Nas exposições teóricas e teórico-práticas incentiva-se a compreensão dos conteúdos; as sessões expositivas são complementadas com a resolução de problemas, exploração de casos, bem como com sessões de leitura e discussão de artigos. Pretende-se que os alunos sejam envolvidos numa aprendizagem ativa. Em grupo os alunos analisam criticamente: i) um artigo científico relativo a um estudo epidemiológico; ii) um artigo publicado na comunicação social sobre um tema relacionado com a epidemiologia. São avaliados pela apresentação escrita e oral dessa análise. Nas atividades práticas valoriza‐se a aquisição de competências através da aplicação concreta das ferramentas estatísticas (Excel, SPSS, WinBugs) em epidemiologia, embora evitando a lecionação de “receitas”. São resolvidos exercícios relativos aos vários conteúdos lecionados, de modo a aplicar os vários conceitos e a desenvolver competências, o que se avalia através da realização de uma frequência prática no computador.
Bibliografia
Afonso A & C Nunes (2011) Estatística e probabilidades: aplicações e soluções em SPSS. Escolar Editora, Lisboa, 554 pp.
Christensen R, W Jonson, A Branscum & TE Hanson (2011) Bayesian ideas and data analysis. An introduction for scientists and statisticians. CRC Press, Taylor & Francis Group, Boca Raton, 498 pp.
Estévez JI, MA Martínez & M Seguí (2004) Epidemiología Aplicada. Ariel, Barcelona.
Friedman GD (2004) Primer of epidemiology. Boston: McGraw‐Hill.
Gouveia de Oliveira A (2009) Bioestatística, Epidemiologia e Investigação. Teoria e aplicações ‐ Uma nova abordagem sem equações matemáticas. Lidel, Lisboa.
Greenberg RS, SR Daniels, WD Flanders, et al. (2005) Medical Epidemiology. McGraw‐Hill, New York.
Haines JL, MA Pericak‐Vance (2006) Genetic Analysis of Complex Traits. Willey, New‐Jersey.
Wassertheil‐Smoller S (2004) Biostatistics and epidemiology: a primer for health and biomedical professionals. Springer, New York.
Método de Avaliação
- Análise crítica de um estudo epidemiológico e de um artigo publicado na comunicação social sobre um tema relacionado com a epidemiologia - 50 %
- Frequência prática no computador - 50 %