Estudos Epidemiológicos

Código

0201496

Créditos ECTS

6

Objetivos

Objetivos conceptuais (OC):

1. Dominar conceitos básicos em epidemiologia

2. Distinguir os principais desenhos de investigação em epidemiologia

3. Reconhecer os princípios, aplicações e limitações da epidemiologia genética

4. Dominar conceitos básicos em desenho experimental e amostragem

5. Dominar conceitos relativos à análise exploratória de dados

6. Distinguir testes de hipóteses, métodos de máxima verosimilhança e métodos Bayesianos

7. Reconhecer as potencialidades da meta‐análise em epidemiologia

Competências gerais (CG):

1. Consultar bibliografia e elaborar sínteses

2. Interpretar e comunicar informação científica.

3. Trabalhar em equipa

Competências específicas (CE):

1. Analisar desenhos experimentais e programas de amostragem.

2. Aplicar a análise exploratória de dados

3. Aplicar testes de hipóteses

4. Aplicar correlação, regressão e modelos lineares generalizados.

5. Aplicar estatísticas bayesianas

6. Aplicar medidas epidemiológicas de ocorrência, efeito e impacto potencial.

Programa

1. Conceitos em epidemiologia

Definição e objetivos

Medidas de ocorrência, de associação e de impacto potencial

Causalidade em epidemiologia

2. Estudos epidemiológicos

Epidemiologia descritiva vs. analítica

Tipos de estudo

Estudos de caso ou série de casos

Estudos ecológicos

Estudos transversais

Estudos de caso‐controlo

Estudos de coorte

Estudos experimentais

3. Princípios gerais de epidemiologia genética

4. Desenho experimental e amostragem

Tipos de desenho experimental

Determinação do número de amostras

5. Análise exploratória de dados

Representações gráficas

Estatísticas amostrais

6. Testes de hipóteses

Testes para uma, duas ou k amostras

Testes paramétricos e não paramétricos

7. Correlação e Regressão

Correlação paramétrica e não paramétrica

Regressão linear simples e múltipla

8. Modelos lineares generalizados (GLM)

Aplicações em epidemiologia

9. Estatística bayesiana

Aplicações em epidemiologia

10. Potencialidades da meta‐análise em epidemiologia

Métodos de Ensino

Nas exposições teóricas e teórico-práticas incentiva-se a compreensão dos conteúdos; as sessões expositivas são complementadas com a resolução de problemas, exploração de casos, bem como com sessões de leitura e discussão de artigos. Pretende-se que os alunos sejam envolvidos numa aprendizagem ativa. Em grupo os alunos analisam criticamente: i) um artigo científico relativo a um estudo epidemiológico; ii) um artigo publicado na comunicação social sobre um tema relacionado com a epidemiologia. São avaliados pela apresentação escrita e oral dessa análise. Nas atividades práticas valoriza‐se a aquisição de competências através da aplicação concreta das ferramentas estatísticas (Excel, SPSS, WinBugs) em epidemiologia, embora evitando a lecionação de “receitas”. São resolvidos exercícios relativos aos vários conteúdos lecionados, de modo a aplicar os vários conceitos e a desenvolver competências, o que se avalia através da realização de uma frequência prática no computador.

Bibliografia

Afonso A & C Nunes (2011) Estatística e probabilidades: aplicações e soluções em SPSS. Escolar Editora, Lisboa, 554 pp.

Christensen R, W Jonson, A Branscum & TE Hanson (2011) Bayesian ideas and data analysis. An introduction for scientists and statisticians. CRC Press, Taylor & Francis Group, Boca Raton, 498 pp.

Estévez JI, MA Martínez & M Seguí (2004) Epidemiología Aplicada. Ariel, Barcelona.

Friedman GD (2004) Primer of epidemiology. Boston: McGraw‐Hill.

Gouveia de Oliveira A (2009) Bioestatística, Epidemiologia e Investigação. Teoria e aplicações ‐ Uma nova abordagem sem equações matemáticas. Lidel, Lisboa.

Greenberg RS, SR Daniels, WD Flanders, et al. (2005) Medical Epidemiology. McGraw‐Hill, New York.

Haines JL, MA Pericak‐Vance (2006) Genetic Analysis of Complex Traits. Willey, New‐Jersey.

Wassertheil‐Smoller S (2004) Biostatistics and epidemiology: a primer for health and biomedical professionals. Springer, New York.

Método de Avaliação

  • Análise crítica de um estudo epidemiológico e de um artigo publicado na comunicação social sobre um tema relacionado com a epidemiologia - 50 %
  • Frequência prática no computador - 50 %