Oceanografia Descritiva

Código

0200903

Créditos ECTS

4

Objetivos

1. Adquirir conhecimentos sobre a descrição qualitativa e fundamentos básicos de processos oceanográficos nas áreas de Oceanografia Biológica/Química/Física, bem como, a sua aplicação ao meio marinho.

2. Introduzir alguns conceitos de Meteorologia, fundamentais para a perceção de processos oceânicos.

3. Aprofundar alguns assuntos relativos ao mar, por forma a que os alunos fiquem com uma noção geral dos desenvolvimentos recentes da investigação científica nestas áreas e a diferentes escalas (global a regional), bem como enquadrar dentro de uma perspetiva da sua importância para os estudos marinhos na região dos Açores.

4. Pretende-se ainda que, em conjunto com outras disciplinas do Mestrado, os alunos adquiram novas valências sobre o desenvolvimento de técnicas (quantificação) e de conceitos (explicação) conducentes à investigação multidisciplinar oceanográfica.

Programa

1. Aulas 1,2-Introdução à Oceanografia. Conceito de Meteorologia. Escalas de fenómenos atmosféricos e oceânicos.

2. Aula 3-Geografia dos Oceanos.

3. Aulas 4 a 7–Revisão de Conceitos de Matemática. Propriedades da água do mar: densidade; temperatura; salinidade; pressão; estratificação vertical no Oceano; turbulência. Tipos de clinas no Oceano. Formas de transferência de calor, da luz e do som nos oceanos.

4. Aulas 9,10–Composição da água do mar. Hipótese de Ferro. Componentes do sistema climático. Principais mecanismos geradores dos movimentos oceânicos. Força de Coriolis.

5. Aulas 11,12–Circulações Termohalina e induzida pelo vento. Tipos de forçamento no Oceano. “Eddies” e giros (subtropicais). Instrumentação oceanográfica.

6. Aula 13-Fluxos barotrópicos e baroclínicos. Movimentos Eulerianos e Lagrangianos. Massas de água.

7. Aulas 14,15–Ondas e Marés. Modelo de Sverdrup (e mais recentes) e o desenvolvimento de blooms, padrões temporais e espaciais de variação.

Métodos de Ensino

A forma de transmissão do programa da disciplina, sendo esta teórica e presencial, far-se-á através da apresentação de diapositivos, incluindo sempre que se considerar necessário, o recurso a vídeos. As aulas são lecionadas de forma a incentivar à interrogação e discussão dos temas com os alunos, numa perspetiva de aprendizagem da ciência não sob a forma de memorização mas sim de compreensão e interrogação. No final será disponibilizada a documentação de suporte mais relevante através da plataforma de ensino “Moodle” e Dropbox. Todas as aulas serão disponibilizadas aos alunos em formato “pdf” aonde são igualmente incorporados os sumários. Em cada aula será fornecida aos alunos bibliografia específica sobre os temas apresentados.

Bibliografia

Geral/General:

Bigg, G. R., The Oceans and Climate, edited by Cambridge University Press, Cambridge, UK, 266 pp., 1996.

Longhurst, A., Ecological Geography of the Sea, edited by Academic Press, London, UK, 398 pp., 1998.

Mann, K.H., and J. R. N. Lazier, Dynamics of Marine Ecosystems – Biological Physical Interactions in the Oceans, edited by Blackwell Science, Massachusetts, USA, 394 pp., 1996.

Open University, Ocean Circulation, edited by Open University and Pergamon Press, Milton Keynes, UK, 238 pp., 1989.

Parsons, T. R., M. Takahashi, and B. Hargrave, Biological Oceanograhic Processes, edited by Pergamon Press, Oxford, UK, 330 pp., 1984.

Pinet, P. R., Invitation to Oceanography, edited by OceanLink, Web Enhanced Edition, 508 pp., 1998.

Summerhayes, C. P., and S. A. Thorpe, Oceanography edited by Manson Publishing, London, UK, 352 pp., 1996.

Método de Avaliação

  • 1ª Frequência - 50 %
  • 2ª Frequência - 50 %