Vulcanologia

Código

0201249

Créditos ECTS

5

Objetivos

1. Conhecer os conceitos e os princípios básicos da Vulcanologia enquanto Ciência;

2. Compreender os processos geodinâmicos que presidem à ocorrência dos fenómenos vulcânicos;

3. Perceber a importância da propriedade dos magmas e dos voláteis no desenvolvimento dos processos vulcânicos;

4. Reconhecer os diferentes tipos de escoadas lávicas com base na sua morfologia e estrutura interna;

5. Entender os processos genéticos, de transporte e de deposição dos diferentes tipos de produtos vulcânicos piroclásticos;

6. Identificar as diferentes fases que podem ocorrer durante uma erupção vulcânica;

7. Reconhecer as formas e estruturas geológicas gerados no decorrer dos processos vulcânicos.

Programa

1. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA VULCANOLOGIA

1.1. História da Vulcanologia

1.2. Enquadramento geográfico e geodinâmico do vulcanismo

2. MECANISMOS ERUPTIVOS

2.1. As propriedades dos magmas

2.2. Processos eruptivos

3. ESCOADAS LÁVICAS

3.1. Conceitos, dimensões e velocidade

3.2. Morfologia e estrutura interna

4. PRODUTOS E DEPÓSITOS PIROCLÁSTICOS

4.1 Conceitos e classificação de piroclastos

4.2. Piroclastos e depósitos de queda

4.3. Piroclastos e depósitos de fluxo

4.4. Lahars

4.5. Tefracronologia

5. GASES MAGMÁTICOS E VULCÂNICOS

5.1. Gases magmáticos

5.2. Gases vulcânicos

5.3. Desgaseificação difusa

5.4. Desgaseificação em centros eruptivos

6. TIPOS E ESTILOS DE ACTIVIDADE VULCÂNICA

6.1. Actividade efusiva e explosiva

6.2. Fases magmáticas e hidrovulcânicas

7. EDIFÍCIOS VULCÂNICOS

7.1. Edifícios monogenéticos e estruturas secundárias

7.2. Edifícios poligenéticos

Métodos de Ensino

Aulas teóricas - Baseadas na apresentação de esquemas/fotografias ilustrativos dos objetos, conceitos e processos alvo de análise.

Aulas teórico-práticas / campo - Observação e caracterização de amostras geológicas, visualização de filmes.

Aulas de campo - Excursões geológicas a sistemas vulcânicos ativos da ilha de S. Miguel.

A unidade curricular poderá ainda beneficiar da utilização da plataforma de gestão de aprendizagem disponível na Universidade dos Açores, assim se potenciando a realização de atividades assíncronas.

Bibliografia

CAS, R., WRIGHT, J. (1988) - Volcanic successions. Modern and ancient. London: Chapman & Hall. 528 p.

FISHER, R., SCHMINCKE, H.-U. (1984) - Pyroclastic rocks. Berlin:Springer-Verlag. 472 p.

GILBERT, J. S., SPARKS, R. S. J. (1998) - The Physics of Volcanic Eruptions. London: The Geological Society Special Publication nº 145., 186 p.

HEIKEN, G., WOHLETZ, K. (1985) - Volcanic Ash. California: University of California Press. 246 p.

WILSON, M. (1989) - Igneous petrogenesis. London: Unwin Hyman Ltd. 466 p.

SPARKS, R.J.S., BURSIK, M.I., CAREY, S.N., GILBERT, J.S., GLAZE, L.S., SIGURDSSON, H., WOODS, A.W. (1997) - Volcanic Plumes. England: John Wiley & Sons, Ltd. 574 p.

SIEBERT, L., SIMKIN, T., KIMBERLY, P. (2010) - Volcanoes of the World. California: Smithsonian Institution / University of California Press, Third edition. 568 p.

SIGURDSSON, H., HOUGHTON, B., MCNUTT, S., RYMER, H., STIX, J. (2015) - Encyclopedia of Volcanoes (2nd. Edition). Califórnia: Academic Press. 1456 p.

Método de Avaliação