Biologia dos Invertebrados

Código

0105979

Créditos ECTS

6

Objetivos

Contextualizar a biodiversidade no tempo; reconhecer a variabilidade/unidade morfológica e anatómica de variados filos metazoários; integrar os conhecimentos de modo a identificar padrões de evolução.

Pretende-se ainda que os alunos

1. Desenvolvam capacidade de síntese

2. Desenvolvam capacidade expositiva perante larga audiência

3. Desenvolvam capacidade de busca bibliográfica (em suporte real ou suporte virtual)

4. Dominem técnicas de ilustração expositiva (PowerPoint).

Programa

Inicia-se por um enquadramento histórico da origem da vida, localizando no tempo o aparecimento dos grandes grupos. Caracterizam-se os filos e taxa subordinados principais de modo a permitir um reconhecimento elementar dos seres vivos a encontrar em futuras disciplinas, mormente nas que acentuam as componentes ecológica e evolutiva. Em atenção ao seu alcance para a compreensão das vias da evolução, tratamento especial é concedido a dois fenómenos: Parasitismo, abordado sucessivamente no estudo dos Platyhelminthes e Nematoda, com incidência na interpretação dos complexos ciclos biológicos; Celoma-Metamerismo, abordado nos Annelida, justificando o seu aparecimento como resposta à necessidade de penetração no substrato móvel e de locomoção rastejante, e retomado nos Arthropoda, justificando o seu atrofiamento e tagmatização como resposta às necessidades criadas pela aquisição do exoesqueleto e consequente locomoção articular.

Métodos de Ensino

As aulas teóricas serão essencialmente expositivas, fortemente apoiadas pela imagem (PowerPoint). As aulas teórico-práticas serão ocupadas essencialmente pelo projeto “O que se diz de…” em que grupos de alunos apresentarão em PowerPoint breves versões de temas a tratar ou tratados nas teóricas.

Bibliografia

Willmer, P., 1990. Invertebrate Relationships: patterns in animal evolution. Cambridge University Press, Cambridge

Barnes, R. D., 1980. Invertebrate Zoology, 4ª Edição. Saunders College, Philadelphia

Protocolos para as aulas práticas

Textos/imagens de apoio e outras informações serão disponibilizados no Moodle.

(Protocols for practicals)

Supporting texts/images and additional information are made available in the Moodle platform.

Método de Avaliação

  • Frequência - 85 %
  • Três trabalhos teórico-práticos - 15 %