Sinais e Sistemas

Código

0105228

Créditos ECTS

6

Objetivos

O objectivo da UC é introduzir as bases teóricas e práticas elementares de Sinais e Sistemas de tempo contínuo e tempo discreto. Em particular, enfatizam-se as representações em frequência típicas do processamento de sinais, a conversão de tempo contínuo para tempo discreto e a análise de sistemas dinâmicos lineares e invariantes no tempo.

Programa

1. Conceitos de sinais de tempo contínuo (tc) e tempo discreto (td). Exemplos. Transformações.
2. Conceitos de sistemas. Memória, causalidade, invariância, linearidade, estabilidade, inversibilidade.
3. Sistemas lineares invariantes no tempo (SLITs). Resposta ao impulso unitário. Convolução. Propriedades.
4. Série de Fourier (SF) de sinais de tc. Exponenciais como funções próprias dos SLITs. Representação de sinais periódicos em SF.
5. Transformada de Fourier (TF) de sinais de tc. Representação de sinais aperiódicos via TF. Resposta em frequência, filtragem.
6. TF de sinais de td. Conceito de espectro de sinal de td. SLITs descritos por eq. às diferenças.
7. Amostragem. Processamento em td de sinais de tc. Teorema da amostragem. Aliasing.
8. Transformada de Laplace (TL). Função de transferência (FT). SLITs descritos por eq. diferenciais, pólos e zeros. Diagramas deblocos e FTs equivalentes. TL unilateral.
9. Diagramas de Bode.

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino pretendem fomentar a aprendizagem baseada em resolução de problemas, reforçando-se a componente prática, a aprendizagem, activa, o trabalho autónomo e a responsabilização do estudante. O modelo de avaliação incorpora elementos de avaliação contínua no âmbito da aprendizagem ativa, nomeadamente através da realização de trabalhos em que os alunos têm oportunidade de operacionalizar os conceitos das aulas usando sinais reais. A avaliação tem duas componentes: laboratório e exame final. Os trabalhos são realizados em grupos de dois alunos e compreendem a entrega de um relatório por cada trabalho.

Bibliografia

"Signals and Systems", Alan V. Oppenheim e Alan S. Willsky, Prentice-Hall, 2ª edição, 1996.

Método de Avaliação

    Conforme Métodos de Ensino - 100 %