Iniciação à Investigação
Código
0101518Créditos ECTS
3Objetivos
Esta UC tem como objetivo capacitar o aluno para o desenvolvimento de um plano de investigação, e apresentação oral e escrita (sob a forma de relatório) do trabalho desenvolvido.
Assim, no final desta UC o aluno deverá ser capaz de:
1. Formular uma hipótese científica e saber delinear uma estratégia consistente para provar essa hipótese;
2. Identificar e aplicar as abordagens experimentais mais adequadas para testar uma hipótese específica;
3. Saber interpretar, apresentar e discutir na forma escrita e oral, em contexto de investigação, os resultados obtidos no âmbito de um projeto de investigação;
4. Traduzir o trabalho desenvolvido, bem como eventuais resultados e conclusões obtidos no âmbito de um projeto de investigação, na forma de um relatório.
Programa
1. Introdução: O método científico
2. Metodologia da investigação: estratégias, planificação e análise
2.1. Metodologias de investigação qualitativas e quantitativas
2.2. Como construir uma questão de investigação: seleção do tema, definição de objetivos e hipóteses de estudo.
2.3. Que informações relevantes selecionar na revisão bibliográfica: utilização de filtros e palavras-chave; fator de impacto; pesquisa nas principais bases de dados científicas (ISI Web of Knowledge, Scopus, PubMed).
2.4. Como elaborar o desenho experimental: definir o tipo de estudo e selecionar a amostra; selecionar/caracterizar/organizar o tipo de dados/variáveis; definir a estratégia de análise de dados (descritiva e inferencial).
2.5. Como apresentar e discutir resultados: elaborar tabelas, gráficos e figuras; a integração dos resultados na bibliografia atual.
3. Comunicação de resultados em investigação científica
3.1. Como elaborar um artigo
3.2. Como elaborar um relatório
3.3. Como estruturar e apresentar uma comunicação oral ou um poster
4. Ética e conduta responsável em investigação
Métodos de Ensino
A disciplina funcionará em modelo de seminário, com sessões expositivas em articulação com períodos de leitura, análise e discussão de documentos propostos pelo docente, realização de exercícios teórico-práticos e análise de situações de "problem-solving", bem como visualização/exploração de websites e outros recursos on-line.
Bibliografia
Bell, J., Waters, S. 2014. Doing your research project: a guide for first time researchers. 6th Ed., McGraw Hill Education, UK, 306 pp.
Dawson, C. 2009. Introduction to Research Methods. 4th Ed., How to Books Ltd, UK, 165pp.
Laake, P., H.B. Benestad, B. R. Olsen (Eds.). 2007. Research methodology in the medical and biological Sciences. Elsevier, UK, 483 pp.
Silva, E.E. (Ed.). 2008. Investigação Passo a Passo – Perguntas e Respostas Essenciais para a Investigação Clínica. APMCG, Lisboa, 155 pp.
Pajo, B. (2017). Introduction to research methods: a hands-on approach. SAGE Publications.