Fisiologia Animal
Código
0101519Créditos ECTS
6Objetivos
A unidade curricular (UC) tem por objetivo proporcionar ao aluno a aquisição e o aprofundamento de conhecimentos no domínio da Fisiologia que são hoje indispensáveis para a compreensão das mais diversas áreas da Biologia. A UC propicia noções claras sobre os princípios que permitem a manutenção da homeostasia e integração das funções dos diferentes sistemas orgânicos (nervoso, endócrino, cardiovascular, renal, digestivo, respiratório e reprodutor), de modo a perceber o funcionamento do organismo humano e os mecanismos que o regulam.
A UC permitirá a aquisição de competências e aptidões para:
1. Identificar, analisar e descrever os processos fisiológicos ao nível orgânico e sistémico, responsáveis pela manutenção da homeostasia.
2. Reconhecer o interesse da experimentação e do conhecimento dos processos fisiológicos por forma a desenvolver uma imagem do próprio organismo que integre hábitos de vida saudáveis e bem-estar orgânico.
Programa
1. Organização funcional do corpo e mecanismos de controlo homeostático.
2. Nutrição e necessidades nutricionais.
3. Aparelho digestivo (organização; digestão, absorção, trânsito intestinal e defecação; regulação da atividade digestiva).
4. Aparelho cardiovascular (organização; batimento, ciclo e débito cardíaco; funções cardiovasculares, regulação da pressão sistémica e arterial; fluido circulante; coagulação; grupos sanguíneos).
5. Atividade respiratória (organização; ventilação; espaço morto, transporte de gases; regulação da respiração).
6. Aparelho urinário (estrutura do rim; formação da urina; micção; balanço hidroelectrolítico).
7. O corpo como um campo de sensibilidade
8. Endocrinologia (hormonas e mecanismos de ação; principais glândulas endócrinas)
9. O aparelho reprodutor (função reprodutora masculina e feminina)
10. Sistema nervoso (organização; sinalização e tecido neuronal; neurónios, células da glia, crescimento e regeneração neuronal; sinapses; neurotransmissores)
Métodos de Ensino
A UC será lecionada em ambiente presencial complementado com atividades assíncronas apoiadas pela plataforma Moodle. Nas aulas serão aplicados os métodos expositivo, interrogativo e demonstrativo. Estes serão apoiados por apresentações multimédia e protocolos ilustrativos dos objetos, conceitos e processos alvo de análise nesta UC. Será prestada orientação tutorial presencial e virtual. Esta última incluirá a disponibilização de materiais de suporte e realização de atividades interativas. Estas atividades e as aulas práticas contribuirão para a avaliação formativa dos alunos.
Bibliografia
Berne, R. M., Levy, M.N., Koeppen, B.M & Stanton, B.A. Fisiologia. 5ª ed., Ed. Elsevier, 2004.
Carvalho, A., C. Carvalho, F. Ferrand, V. Madeira, A. Nobre & E. Pires. 1984. Biologia Funcional. Livraria Almedina, Coimbra.
Despopoulos, A & Silbernagl, S. Fisiologia Texto e Atlas. 5ªed., Ed. Artmed, 2003.
Guyton A.C., Hall, J.E., Tratado de Fisiologa Médica, 10 Ed., WB Saunders Co., Ed.Guanabara Koogan SA, RJ, 2002
Raff, H, & Levitzky, M. Medical Physiology, a systems approach. 1th ed, McGraw-Hill Med.Publs, N.York, 2011.
Silverthorn, D. Fisiologia Humana: Uma Abordagem Integrada, 2a. ed., Ed. Manole, 2003.
Widmaier, E.P., Raff, H. & Strang, K.T. Vander, Sherman e Luciano – Fisiologia Humana: Os Mecanismos das Funções Corporais. 9ª ed., Ed. Guanabara Koogan, 2006.
Método de Avaliação
- Componente prática - 25 %
- Componente teórica - 75 %