Fisiologia Vegetal

Código

0106018

Créditos ECTS

6

Objetivos

Objetivos:

1. Intelectuais - conhecer a complexidade e a diversidade dos processos fisiológicos entre a planta e o meio, nos diferentes níveis de organização das plantas, e na sua dimensão temporal (desenvolvimento, reprodução e resposta a alterações ambientais); avaliar de modo crítico os textos publicados. Reconhecer e explicar os aspetos, éticos e legais associados à pesquisa.

2. Experimentais - aplicar diferentes técnicas no laboratório e no campo, compreendendo os princípios subjacentes à sua utilização; trabalhar em segurança, com responsabilidade e legalmente; registar, organizar e analisar os dados, aplicar as capacidades de análise e crítica para avaliar dados em relação às hipóteses e teorias subjacentes.

3. Comunicacionais - processar e preparar dados para apresentação utilizando os métodos apropriados. Comunicar verbalmente e por escrito de forma clara e concisa sobre um tópico. Citar e referenciar os trabalhos de outrem de maneira apropriada.

Programa

Teóricos. Introdução. Conceitos biofísicos básicos. A água e as plantas. Balanço hídrico. Nutrição mineral. Transporte de solutos. Fisiologia do metabolismo: A Assimilação dos nutrientes minerais. O Processo fotossintético. Utilização e transporte de fotoassimilados. Fisiologia do desenvolvimento: As paredes celulares. Crescimento e diferenciação. Movimentos nas plantas. Reguladores químicos do desenvolvimento. Fotomorfogénese. Floração, frutificação e germinação. Dormência nas sementes e gemas. Práticos. Planeamento experimental, utilização de equipamentos e execução de técnicas básicas (balanço hídrico, desenvolvimento, fenologia, nutrição mineral, fotossíntese, reguladores do desenvolvimento e diferenciação, aclimatação, germinação, vernalização, forçagem de estacas, banco de sementes, quebra de dormência). Determinação das características da germinação e construção de curvas de germinação e desenvolvimento. Análise de resultados.

Métodos de Ensino

No ensino teórico utilizam-se métodos centrados no professor - expositivo intercalado com, ações demonstrativas sob a forma de curtas animações e pequenas ações de demonstração na sala e métodos centrados no aluno (resolução de questões e discussão orientada). No ensino prático utilizam-se métodos centrados no aluno (pesquisa temática assistida por computador) e métodos interativos associados aos métodos de base experimental (trabalho de grupo com base experimental em campo e em laboratório visando a resolução de problemas práticos através do método científico, utilização de aplicações informáticas para a análise dos dados obtidos, com realização de sessões de discussão sobre os resultados, e sua apresentação oral e escrita).

Bibliografia

Livros recomendados / Recommended books:

TAIZ & ZEIGER (2010). Plant Physiology. 5th edition, Sinauer Associates Inc. Publishers.

Hiperligação: http://5e.plantphys.net/

UNO G., R. STOREY & R. MOORE (2001). Principles of Botany. McGraw Hill. Ed

Hiperligação www.mhhe.com/biosci/pae/botany/uno/

Bibliografia complementar / Additional bibliography:

HOPKINS W. & N. HÜNER (2003). Introduction to plant physiology. 3rd edition, John Wiley & Sons Ed.

EPSTEIN, E.& A. BLOOM (2005). Mineral Nutrition of Plants: Principles and Perspectives. 2nd ed., Sinauer Associates Inc. Publishers.

BLANKENSHIP, R. E (2002). Molecular Mechanisms of Photosynthesis. Blackwell Publishing.

SRIVASTAVA L. (2002). Plant Growth and Development: Hormones and Environment. Elsevier Science, Academic Press.

LARCHER W. (2003). Physiological Plant Ecology. 4th ed. Springer.

Método de Avaliação

  • 1 teste prático - 25 %
  • 2 testes teóricos - 75 %