Biologia dos Vertebrados

Código

0106019

Créditos ECTS

6

Objetivos

O principal objetivo da unidade curricular é aprofundar os conhecimentos, aptidões e competências dos discentes no âmbito da biologia dos Vertebrados, através da sua participação ativa no ato de aprender, permitindo-os integrar a aquisição de saberes científicos, nomeadamente:

Aulas Teóricas (T)

• compreender a diversidade morfológica e anatómica dos Vertebrados;

• identificar cronologicamente a origem, o sucesso evolutivo e/ou a extinção dos grupos de Vertebrados;

• identificar e ilustrar as modificações que ocorreram nos sistemas orgânicos, ao longo da evolução dos Cordados;

Aulas Teórico-Práticas (TP)

• levar os alunos a refletir acerca dos conteúdos e a interiorizá-los com maior eficiência;

Aulas Práticas (PL)

• ilustrar os órgãos, os sistemas orgânicos, identificar as funções respetivas (Cordados) e localizá-los espacialmente no corpo;

• demonstrar a ordem adequada de procedimentos e precauções ao dissecar um Vertebrado;

• praticar dissecções de Vertebrados.

Programa

CONTEÚDOS

1. Introdução à evolução e classificação dos Vertebrados

2. Caracteres dos Cordados

3. Os Urocordados

3.1.Características

3.2. Exemplos

4. Os Cefalocordados

4.1. Características

4.2. O Anfioxo

5. Principais teorias sobre a origem e a evolução dos Vertebrados

6. Os primeiros Vertebrados

6.1. Caracteres gerais dos Ostracodermes

6.2. Origem dos Ostracodermes

7. Os Ciclóstomos

7.1. Caracteres

7.2. Exemplos

8. Os peixes Gnatostómios

8.1. A substituição dos Ostracodermes pelos Placodermes

8.2. Caracteres dos Acanthodianos e Placodermes

8.3. O aparecimento das maxilas e evolução da suspensão maxilar

8.4. A substituição dos Placodermes pelos Actinopterígios e pelos Condrictíes

8.5. Caracteres gerais dos peixes Gnatostómios atuais e causas do seu sucesso evolutivo

9. Os Condrícties

9.1. A anatomia dos Cladoseláceos

9.2. Os tubarões modernos e o seu sucesso evolutivo

9.2.1. Caracteres do tegumento

9.3. Caracteres dos Holocéfalos atuais

10. Os Osteícties ou Euteleósmeos

10.1. Os Sarcopterígios (Dipnoicos e Crossopterígios)

10.1.1. Formas primitivas e formas modernas

10.1.2. As coanas

10.1.3. O arquipterígio

10.1.4. Dente labirintodonte

10.2. Os Actinopterígios (Condrósteos e Neopterígios)

10.2.1. A substituição na evolução deste grupo

10.2.2. Formas antigas e formas atuais

10.2.3. Caracteres do tegumento

11. Os Anfíbios

11.1. Origem e irradiação

11.2. Os climas do Devónico

11.3. Adaptações para a vida fora de água

11.4. Classificação simplificada dos Anfíbios

11.5. Caracteres gerais dos anfíbios atuais

12. Os Répteis

12.1. Origem e evolução

12.2. O ovo amniótico e sua origem

12.1.2. Classificação simplificada dos Répteis

12.2. Caracteres gerais dos Répteis atuais

13. As Aves

13.1. Origem e evolução

13.1.1. As Aves do Jurássico

13.1.2. Condições anatómico-fisiológicas necessárias ao voo

13.2. Caracteres gerais das Aves atuais

13.3. Caracteres do tegumento das aves

14. Os Mamíferos

14.1. Origem e evolução

14.2. Caracteres gerais dos Mamíferos atuais

14.3. Caracteres dos seus grupos principais.

Métodos de Ensino

A unidade de curricular será lecionada em ambiente presencial que será complementado com atividades assíncronas suportadas pela plataforma do sistema de gestão de aprendizagem Moodle, disponível na Universidade dos Açores.

Nas aulas T, TP e PL serão aplicados os métodos: expositivo, interrogativo e demonstrativo, respetivamente. Estes métodos serão apoiados por apresentações multimédia (T e TP) e protocolos (P) ilustrativos dos objetos, conceitos e processos alvo de análise nesta unidade curricular.

Será prestada orientação tutorial, quer através de apoio presencial quer através de assistência assíncrona em ambiente virtual. Esta inclui a disponibilização de materiais de suporte e elaboração de atividades interativas.

Bibliografia

COLBERT, E. H., MORALES, M., MINKOFF, E. C. 2001. Colbert´s Evolution of the Vertebrates: a history of the backboned animals through time. 5th ed. Wiley-Lise. New York.

HELFMAN, G.S. COLLETE, B. B., FACEY, D. E., BOWEN, B.W. 2009.The Diversity of Fishes: Biology, Evolution, and Ecology.2nd ed. Wiley-Blackwell.

HILDEBRAND, M., GEORGE, G. 1998. Analysis of Vertebrate Structure. 5th ed., John Willey & Sons, INC. New York.

KENNETH, V. 2011. Vertebrates. Comparative Anatomy, Function, Evolution. 6th ed. Mcgraw-Hill. Boston.

KENNETH, V., Zalisko, E. J. 2011. Comparative Vertebrate Anatomy. A Laboratory dissection Guide. 6th ed. Mcgraw-Hill. Boston.

KÜKENTHAL, W., MATTHES, E., RENNER, M. 1969. Guia de trabalhos práticos de Zoologia. 15ª ed. Atlântida Editora - S.A.R.L.. Coimbra.

Método de Avaliação