Biologia dos Vertebrados

Código

0106019

Créditos ECTS

6

Objetivos

O principal objetivo da unidade curricular é aprofundar os conhecimentos, aptidões e competências dos discentes no âmbito da biologia dos Vertebrados, através da sua participação ativa no ato de aprender, permitindo-os integrar a aquisição de saberes científicos, nomeadamente:

Aulas Teóricas (T)

• compreender a diversidade morfológica e anatómica dos Vertebrados;

• identificar cronologicamente a origem, o sucesso evolutivo e/ou a extinção dos grupos de Vertebrados;

• identificar e ilustrar as modificações que ocorreram nos sistemas orgânicos, ao longo da evolução dos Cordados;

Aulas Teórico-Práticas (TP)

• levar os alunos a refletir acerca dos conteúdos e a interiorizá-los com maior eficiência;

Aulas Práticas (PL)

• ilustrar os órgãos, os sistemas orgânicos, identificar as funções respetivas (Cordados) e localizá-los espacialmente no corpo;

• demonstrar a ordem adequada de procedimentos e precauções ao dissecar um Vertebrado;

• praticar dissecções de Vertebrados.

Programa

Aulas T e TP

1. Caracteres, origem, evolução, classificação e exemplos dos Cordados;

2. Caracteres, origem, evolução, classificação e exemplos dos Vertebrados, Ostracodermes, Acantodianos, Placodermes, Ciclóstomos, Condrícties, Sarcopterígios, Actinopterígios, Anfíbios, Répteis, Aves e Mamíferos.

Aulas PL

1. Morfologia externa e anatomia interna de espécimes dos grupos seguintes: Urocordados, Celalocordados, Ciclóstomos, Condrícties, Actinopterígios, Anfíbios, Répteis, Aves e Mamíferos;

2. Anatomia comparada de exemplares dos Protocordados e dos Vertebrados mencionados anteriormente, com base na análise de preparações microscópicas, de dissecções e de modelos dissecados.

Métodos de Ensino

A unidade de curricular será lecionada em ambiente presencial que será complementado com atividades assíncronas suportadas pela plataforma do sistema de gestão de aprendizagem Moodle, disponível na Universidade dos Açores.

Nas aulas T, TP e PL serão aplicados os métodos: expositivo, interrogativo e demonstrativo, respetivamente. Estes métodos serão apoiados por apresentações multimédia (T e TP) e protocolos (P) ilustrativos dos objetos, conceitos e processos alvo de análise nesta unidade curricular.

Será prestada orientação tutorial, quer através de apoio presencial quer através de assistência assíncrona em ambiente virtual. Esta inclui a disponibilização de materiais de suporte e elaboração de atividades interativas.

Bibliografia

COLBERT, E. H., MORALES, M., MINKOFF, E. C. 2001. Colbert´s Evolution of the Vertebrates: a history of the backboned animals through time. 5th ed. Wiley-Lise. New York.

HELFMAN, G.S. COLLETE, B. B., FACEY, D. E., BOWEN, B.W. 2009. The Diversity of Fishes: Biology, Evolution, and Ecology. 2nd ed. Wiley-Blackwell.

HILDEBRAND, M., GEORGE, G. 1998. Analysis of Vertebrate Structure. 5th ed., John Willey & Sons, INC. New York.

KENNETH, V. 2011. Vertebrates. Comparative Anatomy, Function, Evolution. 6th ed. Mcgraw-Hill. Boston.

KENNETH, V., Zalisko, E. J. 2011. Comparative Vertebrate Anatomy. A Laboratory dissection Guide. 6th ed. Mcgraw- Hill. Boston.

Método de Avaliação

    4 provas escritas (duas teóricas e duas práticas) - 100 %