Interação Pessoa-Máquina

Código

01060955

Créditos ECTS

6

Objetivos

1. Compreender  os  princípios  e  regras  fundamentais  para  a  concepção  e  desenvolvimento  de  Interfaces  de  Utilizador usáveis.
2. Identificar os utilizadores e as tarefas que estes desejam realizar com o sistema interativo a ser desenvolvido.
3. Saber avaliar as interfaces em diferentes fases do seu desenvolvimento, aplicando as técnicas de avaliação que mais se adequam.
4. Identificar os fatores críticos no desenho de interfaces. Compreender e adotar compromissos entre as várias restrições que podem limitar o desenho da interface.
5. Enquadrar o desenho de interfaces no projeto de desenvolvimento de aplicações Web.
6. Conhecer técnicas de interação avançada em mundos digitais

Programa

I. Design da interação

--> I.1. Definição; I.2. Processo ; I.3. Conceito; I.4. Aspetos cognitivos

II. Típos de interação

--> II.1. Sociais; II.2. Emocionais; II.3. Interfaces

III. Dados

--> III.1. Coleção de dados; III.2. Análise e apresentação de dados; III.3. Dados de escala; III.4. Requisitos

IV. Design em acção

--> IV.1. Prótotipos; IV.2. Padróes; IV.3. Avaliação

Métodos de Ensino

As aulas teóricas são expositivas em que se apresentam os conceitos com recurso a exemplos e demonstrações onde se pretende demonstrar, quer a aplicabilidade, quer a importância desses conceitos. Os exemplos apresentados ilustram quer boas práticas, quer soluções onde facilmente são identificados problemas resultantes da não aplicação das regras e metodologias corretas.

Nas aulas práticas, os alunos, em grupos de 2 elementos, implementam pequenos projetos onde investigam e aplicam as regras básicas de usabilidade, experiência do utilizador e acessibilidade e aplicam modelos e técnicas de interação. Estes trabalhos são a base dos projetos referidos na avaliação.

Os trabalhos propostos pretendem que, a partir de objetivos e especificações de situações reais, os alunos adquiram competências para, em função do público alvo, perceberem a importância do desenho centrado nos utilizadores, da definição das tarefas, da implementação de protótipos e respetivas ferramentas, da sua avaliação, quer heurística, quer com os utilizadores.

A plataforma de e-Learning Moodle da UAc (em http://moodle.uac.pt) é utilizada como repositório de material pedagógico e didático de apoio à aprendizagem, bem como de plataforma de agendamento, divulgação e promoção de atividades complementares e de gestão dos elementos de avaliação.

Bibliografia

Helen Sharp, Jenny Preece, Yvone Rogers. Interaction Design ? beyond human-computer interaction, Wiley, 5th Edition, 2019.

David Benyon. Designing User Experience: A guide to HCI, UX and interaction design 4th Edition, Pearson, 2019

Jamie Steane, Joyce Yee. Interaction Design: From Concept to Completion. Bloomsbury Visual Arts, 2018.

Método de Avaliação