Interação Pessoa-Máquina
Código
01060955Créditos ECTS
6Objetivos
1. Compreender os princípios e regras fundamentais para a concepção e desenvolvimento de Interfaces de Utilizador usáveis.
2. Identificar os utilizadores e as tarefas que estes desejam realizar com o sistema interativo a ser desenvolvido.
3. Saber avaliar as interfaces em diferentes fases do seu desenvolvimento, aplicando as técnicas de avaliação que mais se adequam.
4. Identificar os fatores críticos no desenho de interfaces. Compreender e adotar compromissos entre as várias restrições que podem limitar o desenho da interface.
5. Enquadrar o desenho de interfaces no projeto de desenvolvimento de aplicações Web.
6. Conhecer técnicas de interação avançada em mundos digitais
Programa
I. Design da interação
--> I.1. Definição; I.2. Processo ; I.3. Conceito; I.4. Aspetos cognitivos
II. Típos de interação
--> II.1. Sociais; II.2. Emocionais; II.3. Interfaces
III. Dados
--> III.1. Coleção de dados; III.2. Análise e apresentação de dados; III.3. Dados de escala; III.4. Requisitos
IV. Design em acção
--> IV.1. Prótotipos; IV.2. Padróes; IV.3. Avaliação
Métodos de Ensino
As aulas teóricas são expositivas em que se apresentam os conceitos com recurso a exemplos e demonstrações onde se pretende demonstrar, quer a aplicabilidade, quer a importância desses conceitos. Os exemplos apresentados ilustram quer boas práticas, quer soluções onde facilmente são identificados problemas resultantes da não aplicação das regras e metodologias corretas.
Nas aulas práticas, os alunos, em grupos de 2 elementos, implementam pequenos projetos onde investigam e aplicam as regras básicas de usabilidade, experiência do utilizador e acessibilidade e aplicam modelos e técnicas de interação. Estes trabalhos são a base dos projetos referidos na avaliação.
Os trabalhos propostos pretendem que, a partir de objetivos e especificações de situações reais, os alunos adquiram competências para, em função do público alvo, perceberem a importância do desenho centrado nos utilizadores, da definição das tarefas, da implementação de protótipos e respetivas ferramentas, da sua avaliação, quer heurística, quer com os utilizadores.
A plataforma de e-Learning Moodle da UAc (em http://moodle.uac.pt) é utilizada como repositório de material pedagógico e didático de apoio à aprendizagem, bem como de plataforma de agendamento, divulgação e promoção de atividades complementares e de gestão dos elementos de avaliação.
Bibliografia
Helen Sharp, Jenny Preece, Yvone Rogers. Interaction Design ? beyond human-computer interaction, Wiley, 5th Edition, 2019.
David Benyon. Designing User Experience: A guide to HCI, UX and interaction design 4th Edition, Pearson, 2019
Jamie Steane, Joyce Yee. Interaction Design: From Concept to Completion. Bloomsbury Visual Arts, 2018.