Computação Gráfica

Código

01060977

Créditos ECTS

6

Objetivos

1. Conhecer os fundamentos tecnológicos, conceituais e matemáticos subjacentes à computação gráfica;
2. Familiarizar-se com as técnicas de modelação de mundos virtuais;
3. Implementar um programa que visualize modelos gráficos quer no ecrã quer no papel;
4. Saber aplicar, selecionar e organizar os conhecimentos adquiridos para encontrar um algoritmo e o respetivo programa perante um problema colocado.  

Programa

1. Conceitos da geométria e da vizualização
2. Modelação de objectos em 3D
3. Interação gráfica e dispositivos
4. Técnicas da representação
5. O sombreamento
6. A pipeline da vizualização
7. A animação
8. Realidades virtuais e aumentadas

Métodos de Ensino

As aulas teóricas são expositivas em que se apresentam os conceitos elementares de computação gráfica com recurso a exemplos e demonstrações, usando a linguagem Python, através da plataforma gráfica Blender e da GUI Tkinter.

As aulas práticas laboratoriais funcionam articuladas com as aulas teóricas e são preenchidas pela exposição e resolução de problemas, de pequena e média escala, com soluções algorítmicas, usando a linguagem Python, através da plataforma gráfica Blender e do GUI Tkinter.

Os estudantes desenvolvem um projeto que é o elemento aglutinador dos conteúdos aprendidos ao longo da unidade curricular, que permite implementar pequenos programas numa situação mais próxima da realidade e adquirir competências de trabalho autónomo e em equipa.

A plataforma de e-Learning Moodle da UAc (em http://moodle.uac.pt) é utilizada como repositório de material pedagógico e didático de apoio à aprendizagem, bem como de plataforma de agendamento, divulgação e promoção de atividades complementares e de gestão dos elementos de avaliação.

AVALIAÇÃO:

Em cada edição da unidade curricular, a avaliação, contínua e periódica, é constituída por duas componentes individuais teórico-práticas, tendo cada uma um peso de 35% da nota. A restante percentagem é reservada para uma componente de projeto em grupo. Os alunos devem obter em cada um dos três elementos a nota mínima de 9 valores.

O trabalho individual consiste numa frequência e num projeto individual.

Na época normal, só os elementos que não atingem a nota mínima devem ser repetidos. Na época de recurso, os dois elementos individuais deverão ser elaborados em conjunto, enquanto o trabalho de grupo pode ser reposto de forma separada.

Bibliografia

Essencial:

  • Azevedo, E.  & Conci, A. (2003); Computação Gráfica - Teoria e Prática: Editora Campus.
  • Pereira J. & Brisson J. et alli (2018); Introdução à Computação Gráfica: FCA-Editora de Informática Lda.

 Complementar:

  • Hughes, J. F. & van Dam, A. & McGuire, M. (2014); Computer Graphics - principles and practice (Third Edition): Addison-Wesley.
  • Shirley, P. & Marschner, S. (2016); Fundamentals of Computer Graphics (Third Edition): A. K. Peters/CRC Press.

Método de Avaliação

    De acordo com Métodos de Ensino - 100 %