Computação Gráfica
Código
01060977Créditos ECTS
6Objetivos
Conhecer os fundamentos tecnológicos, conceituais e matemáticos subjacentes à computação gráfica, em destaque as técnicas de modelação de mundos virtuais e das técnicas básicas que permitem implementar um programa que visualize modelos gráficos quer no ecrã quer no papel.
Fomentar o espírito crítico do aluno, capacidade de escolher uma abordagem adequada para encontrar um algoritmo e o respetivo programa perante um problema colocado. Saber aplicar adequadamente os conhecimentos adquiridos com rigor de raciocínio, iniciativa e capacidade de selecionar/organizar informação
Programa
I. Introdução
1. Enquadramento da Computação Gráfica
2. A transformação geométrica
3. A câmara e a perspetiva
II. Programação
1. Formatos de Imagens
2. Ray Tracing
3. Pipeline de Visualização e Estandardização na Computação Gráfica
4. Rasterização
5. Recorte
6. Remoção de Elementos Ocultos
7. OpenGL
III. Interação
1. Dispositivos de captura e de visualização de gráficos
2. Conceitos para aplicações gráficas interativas
IV. Modelação
1.Modelação geométrica
2.Luz e Cores
3.Dinâmica e movimentação
4.Radiosidade
5.Iluminação e Sombreamento
Métodos de Ensino
Sistematizam-se, no diálogo entre alunos e docente, os conhecimentos adquiridos na leitura das fontes relevantes. Adquire-se a técnica de implementação de algoritmos quer no exercício dos trabalhos de casa, bissemanalmente efetuados, quer na revisão e na discussão dos resultados. Nesta ocasião, um aluno apresenta os resultados do seu grupo (com o máximo de 3 elementos), treinando, assim, as suas capacidades individuais de captura, de processar, interligar e transmitir as informações relevantes.
A competência de elaborar projetos coletivos é treinada quer nos pequenos grupos de trabalho de casa, quer no âmbito do plenário da turma sobre a supervisão do docente quando são refletidos, discutidos e melhorados os resultados apresentados.
Bibliografia
Azevedo, Eduardo & Conci, Aura (2003), Computação Gráfica – Teoria e Práctica, Editora Campus.
Foley, van Dam, Feiner & Hughes (2003), Computer Graphics – principles and practice, 2nd Ed., Addison Wesley.
Método de Avaliação
- Frequência - 50 %
- Projecto - 50 %