Física 1 com Laboratório
Código
01061501Créditos ECTS
6Objetivos
Geral: Prever quantitativamente as consequências de uma variedade de fenómenos físicos com ferramentas de análise, através da observação, medida e do cálculo. Garantir formação científica avançada e profunda nos domínios fundamentais da Física que permita abordagens de inovação disciplinares ou interdisciplinares.
Específico: Compreensão e interligação dos conceitos e princípios básicos da Física clássica, do domínio da Mecânica e da Termodinâmica, como massa, energia, trabalho, oscilações e ondas, através de uma perspectiva integradora dos mesmos; capacidade de os aplicar à resolução de problemas, nomeadamente no que respeita às suas aplicações tecnológicas, potenciado por um ensino integrado que contém uma forte componente laboratorial.
Programa
1. Descrição do movimento de um sistema no Espaço e no Tempo: Leis de conservação e Simetrias do Espaço-Tempo. Conservação da Energia (Mecânica), do Momento Linear, e do Momento Angular. Energia cinética e energia potencial.
2. Sistemas de partículas. Sistemas isolados. Forças internas e Forças exteriores: Centro de Massa. Trabalho e Momento duma força. Sistemas conservativos e dissipativos.
3. Movimento do corpo rígido: Momento de Inércia.
4. Estabilidade de Sistemas: Oscilações. Oscilações harmónicas simples e amortecidas.
5. Vibrações e características gerais das Ondas.
6. Sistema termodinâmico: Trabalho e calor. Capacidade calorífica, calor específico e calor latente. Os estados da matéria. Transições de fase. Temperatura. O gás ideal.
Métodos de Ensino
30% de avaliação contínua por Relatórios sobre as sessões Laboratoriais;
20% de avaliação contínua por Fichas/ Mini-Testes (exclusivamente durante o horário das aulas)
[Mediante recursos adequados de monitores e/ou assistentes de ensino, o docente poderá usar também séries de problemas, apresentações orais e/ou discussões de resolução];
50% Exame.
Bibliografia
Introdução à Física, J.D. Deus et al. , 2014, Livraria Escolar Editora, ISBN: 9789725924402; Fundamentals of Physics, D. Halliday, R.Resnick, J. Walker , 2004, ISBN: 0-471-23231-9
Método de Avaliação
- Exame - 50 %
- Mini Testes - 20 %
- Relatórios sobre as sessões Laboratoriais - 30 %