Gestão
Código
01061190Créditos ECTS
6Objetivos
1) Definir o papel do gestor, das organizações e os seus objetivos;
2) Conhecer a evolução histórica do pensamento e da prática da gestão;
3) Compreender a conjugação do planeamento, estratégia e estrutura da empresa;
4) Compreender as principais funções de gestão;
5) Desenvolver um projeto empresarial.
Programa
1. Introdução. Cultura, ética e estrutura das organizações.
2. A Informação Financeira.
3. Análise de Projetos de Investimento.
4. Gestão Estratégica.
5. Marketing.
Métodos de Ensino
A nota final da UC de Gestão resulta da soma de duas componentes:
a) Avaliação Individual
1. Teste cotado para 10 valores, com nota mínima de 4.5 valores, contando a melhor nota das duas épocas (50% da nota final).
2. Elaboração e entrega em aula de 4 exercícios. Cada exercício é cotado para 2 valores, num total de 8 valores (40% da nota final).Os exercícios serão realizados em papel ou no telemóvel, com o apoio de software adequado.
b) Avaliação em grupo
Jogo de Gestão-IST Management Challenge (ISTMC) - 2 valores pelo desempenho e a participação válida da respetiva equipa (3-5estudantes) no ISTMC (10% da nota final).
Época Especial e Estudantes Trabalhadores ou desportistas de Alta Competição: os alunos fazem apenas a componente de avaliação individual, sendo o teste final/exame cotado para 20 valores (100% da nota final).
Bibliografia
Daft, Richard L. and Benson, A. (2016), Management, 1st edition, Cengage Learning EMEA.
Kotler, P. and Keller, K. (2016), Marketing Management, 15th Global Edition, Pearson-Prentice Hall.
Manual do Global Management Challenge.
Soares, João O. (2015), “Apontamentos de Contabilidade”, Folhas da unidade
curricular de Gestão, DEG-IST, Universidade de Lisboa.
Soares, João O. (2015), “Análise de Projetos de Investimento: conceitos fundamentais” – Folhas da unidade curricular de Gestão,DEG-IST, U. Lisboa.
Método de Avaliação
- Jogo de Gestão - 10 %
- Resolução de problemas - 40 %
- Teste - 50 %