Gestão

Código

01061190

Créditos ECTS

6

Objetivos

1) Definir o papel do gestor, das organizações e os seus objetivos;
2) Conhecer a evolução histórica do pensamento e da prática da gestão;
3) Compreender a conjugação do planeamento, estratégia e estrutura da empresa;
4) Compreender as principais funções de gestão;
5) Desenvolver um projeto empresarial.

Programa

1.Conceitos Fundamentais

2.Evolução do Pensamento em Gestão

3.Competências de Gestão

3.1Decisão

3.2Liderança

3.3Motivação

4.Principais funções gerais

4.1Planeamento e Estratégia

4.2Estrutura Organizacional

4.3Sistemas de Controlo

5.Principais áreas funcionais

5.1Marketing

5.2Produção e Operações

5.3Recursos Humanos

5.4Finanças

6.Projeto Empresarial

Métodos de Ensino

Numa primeira fase o docente expõe ideias principais dos temas abordados abrindo assim caminho para o dialogo com os alunos onde se explora os vários temas bem como as experiências pessoais da turma com relevância para os temas abordados.

O docente faz uso de vários media para comunicar, de modo a reforçar e tornar mais eficiente a aquisição de conhecimentos nomeadamente textos, apresentações em PowerPoint e vídeos.

De modo a desenvolver capacidades de análise critica, identificação e resolução de problemas o docente irá servir-se de estudo de casos, role-play e simulação. A consolidação dos temas abordados nesta unidade curricular é potenciada numa fase final com o projeto da unidade curricular desenvolvido pelos alunos em grupo.

Bibliografia

Bibliografia principal

  • Maçães, M. (2018) Manual De Gestão Moderna - Teoria E Prática, 2º Edição (eBook).
  • Teixeira, S. (2010) Gestão das Organizações, McGraw-Hill, 2ª Edição.

 

Bibliografia complementar

  • Chiavenato, I. (2004) Introdução à Teoria Geral da Administração, Elsevier, 7ª Edição
  • Artigos científicos, casos de estudo e outros recursos que serão indicados ao longo do semestre.

Método de Avaliação