Química

Código

01061364

Créditos ECTS

6

Objetivos

Esta UC destina-se a diferentes cursos de engenharia que exigem conhecimentos de base de Química.
No final, os alunos terão adquirido e desenvolvido a capacidade de compreensão da estrutura, propriedades e transformação dos materiais em geral. Essa capacidade assenta no conhecimento de como e porquê os átomos se combinam, formando moléculas ou materiais, e de como é possível estimar as respectivas propriedades a partir da sua composição e estrutura (relações estrutura-propriedade).
Este objetivo é atingido através da inclusão de temas novos e atuais, mas também de “Case-studies” dos tópicos focados, que motivam os alunos para a importância dos mesmos em diversas áreas da Engenharia, nomeadamente nas áreas referentes ao curso em causa.

Programa

Introdução ao Modelo quântico do átomo.
Propriedades periódicas dos elementos.
Ligação Química em Moléculas Diatómicas – Teoria das Orbitais Moleculares (TOM).
Ligação Química em Moléculas poliatómicas – Teoria do Enlace de Valência (TEV).
Forças Intermoleculares e propriedades de compostos covalentes.
Polímeros: Estrutura e morfologia. Reações de polimerização.
Metais: Estruturas. Ligação metálica segundo a TOM: Teoria das bandas e Energia de Coesão. Ligas metálicas.
Sais Iónicos – Estruturas. Energia Reticular.
Cristais Covalentes - Ligação segundo a TOM: Teoria das bandas.
Introdução às propriedades elétricas: Condutores, Semicondutores e Isoladores.
Fundamentos de Cinética e Termodinâmica Química.
Reações Ácido-Base e de Dissolução.
Reações de Oxidação-Redução. Eletroquímica.
Corrosão e métodos de proteção contra a corrosão.
Aplicações ao curso de engenharia em causa.

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino pretendem fomentar a aprendizagem baseada em resolução de problemas e na realização de trabalhos laboratoriais de ilustração dos conteúdos programáticos, reforçando-se a componente prática, a aprendizagem activa, o trabalho autónomo e a responsabilização do estudante. O modelo de avaliação incorpora elementos de avaliação contínua no âmbito da aprendizagem ativa (p. ex, trabalhos de casa, fichas práticas e laboratoriais, etc) compatível com a redução significativa do peso de avaliação por exames (50%).

Bibliografia

- Chemistry, Raymond Chang and Jason Overby, 2019, 13th Edition, McGraw-Hill;
- General Chemistry for Engineers, Jeffrey S. Gaffney and Nancy A. Marley, 2018, Elsevier;
- Apontamentos das Aulas Teóricas de Química, Corpo docente, 2019, AEIST

Método de Avaliação

    Conforme Métodos de Ensino - 100 %