Património Genético e Biodiversidade

Código

04006924

Créditos ECTS

3

Objetivos

  1. Refletir sobre a importância do património genético e da biodiversidade no contexto global e no contexto do Arquipélago dos Açores.
  2. Compreender as interações entre património genético e biodiversidade.
  3. Analisar as implicações éticas e legais relacionadas com a utilização do património genético.
  4. Desenvolver competências para a sensibilização dos jovens na promoção da conservação e na gestão sustentável da biodiversidade.

Programa

  1. Introdução ao património genético e conceitos-chave.
  2. Biodiversidade - definição, importância e ameaças.
  3. O caso específico do Arquipélago dos Açores.
  4. Legislação e convenções, internacionais e regionais, mais relevantes sobre património genético e biodiversidade.
  5. Compreensão da utilidade das estratégias de conservação e de boas práticas ambientais.

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino englobarão: 1) aulas expositivas online, com discussão e análise de casos; 2) trabalho individual sobre temas relacionados com património genético e biodiversidade. O modo de ensino utilizado será o ensino híbrido (blended learning). Trata-se de uma abordagem de aprendizagem que combina o uso de diferentes metodologias digitais de aprendizagem centradas no aluno, com o modelo mais convencional de ensino em sala de aula (presencial ou virtual), centrado no professor.

Avaliação:

A avaliação incluirá uma componente de participação em fóruns de e um trabalho individual final. Cada atividade consistirá de duas fases: a Fase1, onde se irá apresentar aos alunos os conteúdos sobre os quais deverão efetuar um estudo dentro das suas horas de disponibilidade. A compreensão destes conteúdos será depois aplicada na Fase 2 de cada atividade, onde se irá propor uma discussão, realizada em fórum, de um tema sobre os conteúdos programáticos. A Fase 3 é transversal a todas as atividades sendo que os alunos irão utilizar os vários conhecimentos adquiridos através da sua aprendizagem individual e em interação nos espaços fórum para criar um trabalho final que refletirá o seu percurso de aprendizagem.

 

Bibliografia

  • Andrade R.C. (2013). O patrimônio genético e a biodiversidade: ênfase nas formas internacionais de proteção contra a biopirataria. Revista de Direito da UERJ, 25(1): 1-201.
  • Engels J.M.M. & Ebert A.W. (2024). How Can We Strengthen the Global Genetic Resources' Conservation and Use System? Plants, 13(5).
  • Pessoa C. (2018). Patrimônio genético e biodiversidade: ferramentas indispensáveis ao desenvolvimento científico e manutenção da biodiversidade. Revista de Ciências Sociais e Humanas, 8(1): 45-602.
  • Veiga J.E. (2005). Patrimônio genético: aspectos legais para o desenvolvimento científico e manutenção da biodiversidade. Revista Internacional de Direito Ambiental, 1(2): 49-623.
  • Outra bibliografia a discutir nas aulas síncronas e ao propor as várias tarefas em fórum.

Método de Avaliação

    De acordo com Métodos de Ensino - 100 %