Criação e Gestão de Produtos e Empresas de Ecoturismo

Código

04007598

Créditos ECTS

6

Objetivos

1) Compreender os princípios de gestão de empresas e produtos de ecoturismo;
2) Aplicar os conceitos de sustentabilidade na conceção, design e implementação de empresas e produtos de ecoturismo;
3) Identificar as partes interessadas com o intuito de estimular a formação de redes e parcerias para o ecoturismo;
4) Dominar técnicas de marketing e de comunicação, assim como as novas tecnologias, tendo por foco as empresas e produtos de ecoturismo;
5) Saber aplicar as ferramentas: design thinking e jornada do usuário, assim como o Canvas, na elaboração de novos negócios de ecoturismo;
6) Conhecer as melhores práticas e os processos de certificação em ecoturismo e turismo sustentável.

Programa

1. Princípios de gestão para empresas e produtos de ecoturismo: planeamento, organização, direção e controlo.

2. Gestão sustentável de empresas: aplicação dos pilares da sustentabilidade e inclusão de critérios de sustentabilidade desde a fase inicial do design do produto.

2.1. Práticas de sustentabilidade que podem ser implementadas ao nível da empresa e de produtos.
2.2. Responsabilidade social corporativa.

3. Partes interessadas do ecoturismo.

3.1. Princípios e métodos de análise das partes interessadas.
3.2. Parcerias público-privadas, potenciais parcerias e oportunidades para comunidades e empresas locais investirem, participarem e se beneficiarem do ecoturismo.

4. Marketing, comunicação e novas tecnologias aplicadas ao ecoturismo.

4.1. Princípios de marketing para empresas e produtos de ecoturismo.
4.2. Técnicas de comunicação.
4.3. Ferramentas digitais e redes sociais.

5. Identificação das necessidades e expectativas dos clientes e avaliação da satisfação das atividades de ecoturismo.

5.1. Design thinking aplicado ao ecoturismo.
5.2. Jornada do usuário para compreender o ecoturista.

6. Business Model Canvas aplicado ao ecoturismo.

7. Benchmarking em produtos de ecoturismo, visando público potencial e desenvolvimento de novos produtos.

8. Critérios e iniciativas para certificação do ecoturismo e turismo sustentável. Boas práticas: exemplos de atividades, empresas e projetos.

Métodos de Ensino

A unidade curricular desenvolve-se, a partir da realização de aulas teórico-práticas e da aplicação do conhecimento a realidade local/regional. Para se alcançarem os objetivos estabelecidos há a combinação de vários elementos, a saber, exposição dialogada de conteúdos, apresentação de vídeos, discussão de casos de estudo, realização de dinâmicas em grupo, trabalhos escritos e debates. As estratégias pedagógicas delineadas têm por objetivo a compreensão, assim como a aplicação do conhecimento teórico-conceitual adquirido pelos estudantes.  A avaliação é efetuada por meio da realização de um teste de frequência (50%) e de trabalhos em grupos (50%).

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Método de Avaliação

  • Frequência - 50 %
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50 %