Introdução ao Ecoturismo e ao Turismo de Natureza

Código

04007603

Créditos ECTS

6

Objetivos

É fundamental aprender como surgiu e se desenvolveu, o conceito de turismo sustentável (TS) a nível global, e qual o contributo do ecoturismo e do turismo de natureza para a sustentabilidade de uma atividade com uma grande pegada ecológica, como é o turismo. Após apreender as definições e princípios básicos do ecoturismo, deverá ser possível perceber de que modo, e sob que condições, pode o ecoturismo gerar rendimento para as comunidades locais, e contribuir para a proteção do ambiente e conservação da biodiversidade. Importa consolidar conhecimentos sobre recursos, produtos, práticas de gestão e oportunidades, neste subsector do turismo.

Os estudantes irão adquirir competências para avaliar situações, obter informação, desenvolver capacidade crítica e criatividade, para planear e gerir atividades recreativas em áreas naturais, de acordo com os princípios básicos do TS, e saber minimizar os impactes inerentes a essas atividades. Desenvolver capacidades de abertura interpessoal e competências sociais na abordagem com stakeholders e entidades reguladoras, que lhes permitam analisar situações concretas.

Programa

1. Turismo sustentável

  • Identificação de fatores e indicadores de TS

2. Definição de ecoturismo e turismo de natureza

  • Declaração do Quebec
  • Principais tendências nacionais e internacionais
  • Desenho de experiências ecoturísticas
  • Recursos naturais para o ecoturismo
  • Recursos culturais para o ecoturismo
  • Tipos de ecoturistas – traçando o seu perfil

3. O ecoturismo como um serviço de ecossistema

  • Benefícios do ambiente natural para os seres humanos
  • Impactos positivos e negativos do turismo no ambiente natural
  • Regulamentação do uso público e gestão de áreas naturais

Métodos de Ensino

Haverá lugar a uma estratégia de aprendizagem combinada, integrando elementos síncronos e assíncronos, utilizando um sistema de gestão da aprendizagem que apoiará o alojamento digital dos conteúdos e a sua utilização e exploração pelos alunos.

Os alunos usarão o seu tempo fora da sala de aulas de forma útil e dirigida, de modo a valorizar a interação com o docente na componente síncrona, evitando assim aulas meramente expositivas. A exploração de conteúdos em pequenos grupos, terá o apoio das tecnologias digitais. As aulas serão dirigidas para uma discussão entre pares de tópicos previamente preparados, e esclarecimento de dúvidas. A apresentação de conceitos será suportada por literatura científica, recorrendo a apresentações ppt e conteúdos digitais. Valorizar-se-á a aplicação de conhecimentos numa atividade no campo, com operadores turísticos locais.

Da avaliação constará um relatório escrito individual que avalie a aplicação, a novas situações, prática dos conhecimentos teóricos adquiridos.

Bibliografia

Eagles, P.F.J., McCool, S.F. & Haynes, C.D. (2002). Sustainable tourism in protected areas: guidelines for planning and management. IUCN World Commission on Protected Areas (WCPA). xv, 183p.

Fennell, D.A. (2008). Ecotourism (Ed. 3). Taylor & Francis e-Library, 282 pp.

Hill, J. & Gale, T. (Eds.) (2009). Ecotourism and Environmental Sustainability: Principles and Practice. 259 pp. ISBN 978 0 7546 7621 8 (ebook)

Jurowski, C., (2010). Nature and Ecotourism Experience Classification Schema. International CHRIE Conference-Refereed Track. 27. https://scholarworks.umass.edu/refereed/CHRIE_2010/Friday/27

Kiper, T. (2013). Role of Ecotourism in Sustainable Development (Chapter 31). In: Advances in Landscape Architecture, 773-802 pp.

Lothar Gündling, Horst Korn & Rudolf Specht (Eds.) (2000). Report of the International Expert Workshop "Case Studies on Sustainable Tourism and Biological Diversity". German Federal Agency for Nature Conservation, 191+XII pp.

Cabral, F.M.L. (2020). Sustentabilidade do ecoturismo nos Açores: Caso da ilha de São Miguel. Tese de mestrado em Gestão, Católica Porto Business School, Porto. 118 pp.

Oliveira, D.R. (2019). O Geoparque Açores: impactes do turismo na conservação ambiental – estudo de caso São Miguel e Graciosa. Tese de mestrado em Gestão do Território, FCSH/UNL, Lisboa. 85 pp.

Silva, F.A.S. (2013). Turismo na natureza como base do desenvolvimento turístico responsável nos Açores. Doutoramento em Geografia, IGOT/UNL, Lisboa. 413 pp.

Método de Avaliação

    Trabalho Individual e/ou de Grupo - 100 %