A Profissão de Guia de Natureza
Código
04007631Créditos ECTS
6Objetivos
O turismo tem uma profunda relação com o ambiente, uma vez que este é o principal recurso para a atividade turística. Neste contexto, a profissão de guia da natureza está a tornar-se cada vez mais relevante. Um profissional responsável por partilhar a sua paixão pela natureza e o seu conhecimento com os grupos de viajantes que decidem visitar o local. O guia deve conhecer bem o território, as suas características patrimoniais, como a história geomorfológica, a história da evolução ecológica naquele território e as características e particularidades da flora e fauna locais. O guia deve também ter conhecimento das inter-relações entre os modos de vida das comunidades humanas e de outras espécies de animais, plantas ou fungos que coabitam num território. O guia da natureza deve ser capaz de desenhar itinerários interpretativos em espaços naturais para facilitar experiências significativas para o público, combinando os objetivos de informar, sensibilizar e entreter. Para transmitir o conhecimento científico de forma significativa e divertida, o guia deve desenvolver outras competências que permitam adaptar os conteúdos aos vários tipos de visitantes que possam participar na atividade: Competências interpessoais; Competências de comunicação; Noções de pedagogia.
Programa
Introdução: definição e características de um guia de natureza profissional.
Técnicas de guia: elementos a ter em conta nas atividades orientadas no ambiente natural.
Design de atividades de ecoturismo numa área natural realizada por um guia de natureza profissional.
Tipos de atividades guiadas no ambiente natural.
Público-alvo: Diferentes segmentos turísticos, necessidades e expectativas.
O papel do turista.
Materiais e equipamentos.
Dinâmica de grupo.
Liderança no ecoturismo e guia da natureza.
Técnicas de gestão de riscos e conflitos para uma gestão eficaz do grupo.
Técnicas de primeiros socorros e técnicas básicas de evacuação. Procedimentos de saúde e segurança.
Métodos de Ensino
Haverá lugar a uma estratégia de aprendizagem combinada, integrando elementos síncronos e assíncronos, utilizando um sistema de gestão da aprendizagem que apoiará o alojamento digital dos conteúdos e a sua utilização e exploração pelos alunos. Os alunos usarão o seu tempo fora da sala de aulas de forma útil e dirigida, de modo a valorizar a interação com o docente na componente síncrona, evitando assim aulas meramente expositivas. A exploração de conteúdos em pequenos grupos, terá o apoio das tecnologias digitais. As aulas serão dirigidas para uma discussão entre pares de tópicos previamente preparados, e esclarecimento de dúvidas. A apresentação de conceitos será suportada por literatura científica, recorrendo a conteúdos digitais. Valorizar-se-á o desenvolvimento de competências práticas ligadas ao uso das tecnologias digitais, a discussão com guias profissionais, e aulas teórico-práticas sobre primeiros-socorros. Da avaliação constará um trabalho de grupo relativo à planificação de uma visita a uma área natural bem como um teste teórico-prático sobre primeiros socorros, para além da participação num fórum de discussão.
Bibliografia
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Método de Avaliação
- Participação num fórum de discussão - 20 %
- Teste teórico-prático sobre primeiros socorros - 30 %
- Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50 %