Património Natural e Conservação da Natureza

Código

04007642

Créditos ECTS

6

Objetivos

O objetivo primordial consiste em evidenciar a importância do património natural enquanto valor endógeno com potencial turístico. Os conteúdos e temáticas abordadas capacitam os estudantes para desenvolverem diferentes leituras críticas sobre a biodiversidade e geodiversidade das paisagens insulares, reportando a adaptação das intervenções humanas ao meio. Pretende-se que os alunos obtenham autonomia na valorização dos aspetos notáveis da realidade biofísica tendo subjacente as oportunidades que se colocam à indústria do turismo e lazer. A compreensão das ameaças ao ambiente e os instrumentos de proteção da natureza complementam a aquisição de aptidões e competências.

OA 1. Compreender os conceitos e fundamentos inerentes ao património natural

OA 2. Reconhecer as grandes condicionantes biofísicas do território insular

OA 3. Identificar as áreas de elevada sensibilidade ambiental e paisagística

OA 4. Perceber as ameaças e vulnerabilidades do património natural regional

OA 5. Compreender a importância dos instrumentos e políticas de salvaguarda do ambiente

Programa

1. Introdução e enquadramento

1.1 Património natural e ecoturismo

1.2 Singularidades biofísicas dos ambientes insulares

1.3 Biodiversidade e geodiversidade

1.4 Pressões antropogénicas

1.5 Estratégias de proteção ambiental

2. Quadro biogeográfico dos Açores

2.1 Localização, insularidade e fragmentação territorial

2.2 Climatologia

2.3 Geotectónica e vulcanismo

2.4 Ocupação do solo

2.5 Elementos estruturantes das paisagens

3. Valores singulares dos ecossistemas dos Açores

3.1 Biodiversidade terrestre

3.2 Biodiversidade marinha

3.3 Geodiversidade

3.4 Variantes paisagísticas

3.5 Síntese multidisciplinar

4. Ameaças ao património natural dos Açores

4.1 Incidências globais: alterações climáticas

4.2 Incidências regionais: pressões antropogénicas

4.2.1 Impactos nos ecossistemas, habitats e espécies

4.2.2 Impactos nos meios lacustres

4.2.3 Impactos nos recursos naturais

4.2.4 Impactos na identidade das paisagens

4.3 Avaliação do estado do ambiente

5. Proteção do património natural dos Açores

5.1 Rede Regional de Áreas Protegidas

5.2 Sítios Ramsar

5.3 Geoparque dos Açores

5.4 Reservas da Biosfera

5.5 Outros estatutos protecionistas

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino desta disciplina terá por base os princípios «reflexão-ação», sustentados numa didática onde se combinam métodos expositivos, interrogativos e ativos, sendo este apoiado na discussão de casos de estudo, artigos científicos e na realização de trabalhos. A exposição dos conteúdos fará uso de meios audiovisuais, textos e de outros recursos disponíveis. As horas de trabalho autónomo serão dedicadas ao desenvolvimento de trabalhos de grupo e individuais. Será encorajada a participação critica dos alunos sobre as questões abordadas e desafios lançados pelo docente. A avaliação incide num trabalho individual (50%) e num trabalho de pares (40%); a assiduidade e a participação ativa e interessada do discente ao longo do semestre terão uma ponderação de 10%.

Bibliografia

Avila Gomes, C. (2011). O conceito de carácter da paisagem e sua aplicação na gestão de áreas protegidas: caso de estudo dos Açores. Dissertação de Doutoramento. Instituto Superior de Agronomia, Lisboa.

Ávila, C. (2019). Turismo e recursos naturais nos Açores. Caso de Estudo – ilha de São Jorge. Dissertação de mestrado em Gestão do Território e Recursos Naturais. Universidade Nova de Lisboa, Lisboa. Disponível em:

https://run.unl.pt/bitstream/10362/92290/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_20_08_2019.pdf

Azevedo, E. B. (2015). O Clima dos Açores (monografia). 2ª Edição CLIMAAT - Clima e Meteorologia dos Arquipélagos Atlânticos. 1ª Edição, Centro de Estudos do Clima, Meteorologia e Mudanças Globais da Universidade dos Açores. Disponível em:

https://www.researchgate.net/publication/280921853

Borges, P.A. V., Azevedo, E. B., Borba, A., Dinis, F. O., Gabriel, R. & Silva, E. (2009). Ilhas oceânicas. In H. M. Pereira, T. Domingos, L. Vicente & V. Proença (Eds.), Ecossistemas e bem-estar humano em Portugal: Avaliação para Portugal do Millenium Ecosystem Assessment (pp. 463-510). Disponível em:

https://repositorio.uac.pt/bitstream/10400.3/2011/3/Borges_et_al_2009_Ilhas_Oceanicas_Cap14.pdf

Brilha, J. (2005).Património geológico e geoconservação: a conservação da natureza na sua vertente geológica. Palimage (Ed.). Viseu. 190p.

Cancela DÁbreu, A., Moreira, J. & R. Oliveira., 2005. Paisagens dos Açores. Contributos para a identificação e caracterização das paisagens dos Açores. Secretaria Regional do ambiente e do Mar. Ponta Delgada.

Convenção Europeia da Paisagem (CE, Florença, 2000). Disponível em:

https://pnap.dgterritorio.gov.pt/convencao-europeia

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Azevedo, E. B. (2015). O Clima dos Açores (monografia). 2ª Edição CLIMAAT - Clima e Meteorologia dos Arquipélagos Atlânticos. 1ª Edição, Centro de Estudos do Clima, Meteorologia e Mudanças Globais da Universidade dos Açores. Disponível em:

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Borges, P.A. V., Azevedo, E. B., Borba, A., Dinis, F. O., Gabriel, R. & Silva, E. (2009). Ilhas oceânicas. In H. M. Pereira, T. Domingos, L. Vicente & V. Proença (Eds.), Ecossistemas e bem-estar humano em Portugal: Avaliação para Portugal do Millenium Ecosystem Assessment (pp. 463-510). Disponível em:

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Brilha, J. (2005).Património geológico e geoconservação: a conservação da natureza na sua vertente geológica. Palimage (Ed.). Viseu. 190p.

Cancela DÁbreu, A., Moreira, J. & R. Oliveira., 2005. Paisagens dos Açores. Contributos para a identificação e caracterização das paisagens dos Açores. Secretaria Regional do ambiente e do Mar. Ponta Delgada.

Convenção Europeia da Paisagem (CE, Florença, 2000). Disponível em:

https://pnap.dgterritorio.gov.pt/convencao-europeia

Método de Avaliação

  • Assiduidade e Participação - 10 %
  • Trabalho de pares - 40 %
  • Trabalho individual - 50 %