Oceanos e Saúde
Código
02016620Créditos ECTS
6Objetivos
1- Pretende-se que os alunos sejam capazes de reconhecer os principais grupos de poluentes presentes no meio marinho e associá-los às principais fontes/origens;
2- Compreender os processos de interação dos poluentes com o biota marinho;
3- Reconhecer a existência de efeitos na saúde humana como reflexo da desregulação do ambiente oceánico pelos poluentes;
4- Desenvolver pensamento analítico e crítico em relação aos efeitos dos poluentes nos organismos marinhos e, em última análise, na saúde humana.
5- Utilizar os conhecimentos adquíridos para o desenvolvimento de um pensamento integrado do conceito One Health.
Programa
1- Introdução ás principais classes de poluentes no oceano
a) Fontes antropogénicas (industriais, domésticas e agricolas)
b) Fontes naturais (e.g, vulcanismo)
2- Resíduos farmacêuticos médicos e veterinários no oceano e impactos saúde humana (SHI
a) Resistência a antibióticos
b) Desreguladores endócrinos
c) Outros resíduos farmacêuticos
3- Toxinas biogénicas e impactos na SH
4- Tráfego de navios de cruzeiro e cargueiros e como potenciais vias de disseminação de vetores de doenças
5- Metais pesados em cadeias tróficas e SH
6- Microplásticos em cadeias tróficas e SH
7- Radionuclídeos em cadeias tróficas e SH
8- O oceano e a qualidade do ar
a) O oceano como principal fonte de oxigênio
b) Transporte maritimo o poluição do ar, seus impactos na SH
9- Sessões de análise de artigos cientificos sobre poluentes marinhos e seus efeitos na SH
10- Visitas de estudo a organizações (e.g., ETAR; LOTAÇOR) com sessões explicativas sobre o papel da monitorização e controlo dos impact
Métodos de Ensino
O programa da UC será desenvolvido em sessões teóricas expositivas e com espaço para participação/discussão dos alunos. Para cada tema serão fornecidos artigos científicos pré-selecionados aos alunos, organizados em grupos, para que os estudem autonomamente e os possam apresentar a toda a turma, promovendo a discussão com os colegas. Desta forma, os alunos usam os conhecimentos adaviridos nas aulas teóricas para o estudo/análise e discussão dos estudos tratados nos artigos científicos. A discussão promovida entre estudantes com diferentes conhecimentos e sensibilidades criará um ambiente favorável ao desenvolvimento em cada um da ideia de "Uma só saúde".
As visitas de campo a instituições públicas e privadas pretendem criar um espaço de interação com a prática da realidade empresarial, permitindo que alunos analisem a realidade à luz dos conhecimentos e competências adquiridos, desenvolvendo pensamento crítico.
Bibliografia
European Marine Board (2013). Linking Oceans and Human Health: A Strategic Research Priority for Europe. Position paper 19 of the
European Marine Board, Ostend, Belgium
H2020 SOPHIE Consortium (2020) A Strategic Research Agenda for Oceans and Human Health in Europe. H2020 SOPHIE Project.
Ostend, Belgium. ISBN: 9789492043894 DOI: 10.5281/zenodo.3696561
Short, R. E. Cox, D. T., Tan, Y. L., Bethel, A., Eales, J. F., & Garside, R. (2021). Review of the evidence for oceans and human health
relationships in Europe: a systematic map. Environment International, 146, 106275.
Walsh, P. J., Smith, S., Fleming, L., Solo-Gabriele, H., & Gerwick, W. H. (Eds.). (2011). Oceans and human health: risks and remedies from
the seas. Academic Press.
Método de Avaliação
- Teste escrito - 50 %
- Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50 %