Scientific Written Dissemination Methods in Ocean Sciences

Código

01062436

Créditos ECTS

3

Objetivos

1. Compreender a importância da epistemologia nas diferentes formas atuais de comunicação científica: Princípios éticos; trabalho intelectual: direitos de autor e de propriedade industrial.

2. Capacidade para pesquisar e selecionar informações científicas relevantes: Gestão de bibliografia científica com “software” de bases de dados.

3. Saber elaborar relatórios técnicos e monografias especializadas de forma profissional, recorrendo à utilização avançada de processadores de texto para estruturação de documentos complexos.

4. Elaboração de artigos científicos e processo de submissão a publicações profissionais com sistema de revisão por pares (“peer review”) em ciências dos oceanos.

5. Aperfeiçoar as competências de comunicação escrita em divulgação científica em literacia dos oceanos, na forma de artigos para OCS, “posters” para eventos públicos e utilização de redes sociais.

Programa

1. Introdução geral: disseminação de resultados científicos em ciências dos oceanos:

  • Importância do método científico na estruturação de documentos científicos;
  • Pesquisa de informação científica.

2. Formas comunicação científica em de suporte escrito

  • Elaboração de monografias científicas (relatórios técnicos, de licenciatura, dissertações académicas e livros);
  • Escrita de artigos para revistas científicas (“papers” para revistas profissionais, e “proceedings” de congressos).

3. Formas de divulgação científica – literacia dos oceanos (livros, jornais, TV, internet – blogs, redes sociais), educação e sensibilização ambiental.

4. Direitos de propriedade intelectual (direitos de autor) e industrial (patentes e marcas registadas).

5. Importância da ética na ciência – evitar condutas impróprias e casos de fraude.

Métodos de Ensino

A transmissão dos conteúdos será feita nas aulas presenciais, com recurso a apresentações visuais, incluindo vídeos. Serão usados métodos expositivos e interrogativos para tornar as aulas mais interativas. A documentação de suporte mais relevante será disponibilizada através da plataforma de “b-learning Moodle”, que será também utilizada para discutir casos práticos, utilizando a funcionalidade de comunicação assíncrona dos fóruns de discussão e outras formas de trabalho colaborativo. As aulas serão teórico-práticas, estando a parte prática ligada à execução de trabalhos em sala de aula ou como trabalho autónomo que os alunos deverão fazer e posteriormente apresentar.

A realização de um trabalho em grupo (artigo de divulgação científica – literacia dos oceanos), que será feito com apoio tutorial durante as aulas práticas, e elaboração de um trabalho individual (parecer sobre um tema relativo aos oceanos) permitirá aprofundar estas formas escritas de comunicação científica em ciências dos oceanos.

Bibliografia

Castro, P. & M.E. Huber, 2000. The Science of Marine Biology (Chap. 1). In: Marine Biology. 3rd Ed. Mc. Graw Hill Publishers, Boston. 444 pp.

Ceia, C., 2005. Normas para Apresentação de Trabalhos Científicos. 7ª Ed. Editorial Presença, Lisboa (Barcarena). Colecção Ensinar e Aprender, nº 2. 80 p.

Oliveira, L.A., 2011. Dissertação e Tese em Ciência e Tecnologia. Lidel – Edições técnicas, Lda. Lisboa, 192 pp.  (https://issuu.com/lidel/docs/disserta____o_e_tese_em_ci__ncia_e_)

Oliveira, L.A., 2013. Ética em Investigação Científica. Guia de Boas Práticas em Estudos de Caso. LIDEL, Edições Técnicas, Lda., Lisboa.
(https://issuu.com/lidel/docs/__tica_em_investiga____o_cient__fic)

Pereira, A. & C. Poupa, 2018. Como Escrever Uma Tese, Monografia ou Livro Científico: Usando o Word. 7.ª ed. Lisboa: Ed. Sílabo, 264 pp.

Reis, F.L., 2022. Investigação Científica e Trabalhos Académicos Guia Prático (2ª ed. revista e atualizada). Lisboa, Ed. Sílabo,

Método de Avaliação

  • Assiduidade e Participação - 20 %
  • Frequência - 30 %
  • Trabalho em grupo - artigo de divulgação científica em literacia dos oceanos - 35 %
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo - 15 %