Blue Economy and Entrepreneurship
Código
01062595Créditos ECTS
6Objetivos
A unidade curricular de Economia Azul e Empreendedorismo pretende fornecer aos alunos a capacidade de identificar as potencialidades dos oceanos e o seu papel para a economia. Neste contexto devem ser capazes de identificar o mar como um cluster devido às relações que estabelece com as diversas atividades económicas. Aos alunos será fornecida a teoria e os conceitos sobre a gestão económica dos oceanos, com destaque para o papel do empreendedorismo e da inovação. A unidade curricular desenvolve vários temas básicos e aplica-os sempre que possível a diferentes recursos marinhos. O fio condutor ao longo do da disciplina é a das potencialidades dos oceanos e a utilização ótima de recursos do mesmo. No final da unidade curricular os alunos devem estar aptos, com base nos conhecimentos adquiridos, para comentar casos e situações concretas, assim como resolver exercícios práticos.
Programa
1. Os recursos dos oceanos: uma visão;
2. Os oceanos e as suas potencialidades económicas;
3. O cluster do mar;
4. Externalidades, bens públicos, recursos comuns e direitos de propriedade;
5. Quotas, concessões, licenças e sustentabilidade;
6. A utilização ótima dos recursos marinhos e o papel do empreendedorismo da inovação;
7. Métodos de avaliação económica e financeira dos recursos marinhos.
Métodos de Ensino
A lecionação é composta por aulas teóricas complementadas por aulas teórico-práticas. Cada capítulo inicia-se com uma ou mais questões colocadas aos alunos, onde o docente ouve durante alguns minutos a opinião dos mesmos e tenta conduzi-los, se tal se mostrar necessário, para um raciocínio próximo daquilo que será então lecionado na aula teórica. Nas aulas teóricas, que se seguem após esta breve auscultação, o docente expõe então a teoria a cada capítulo. As aulas teórico-práticas destinam-se à resolução de exercícios, e ao comentário e discussão de casos e situações específicas.
Bibliografia
Danish Shipowners' Association (2010). The Economic Significance of Maritime Clusters Lessons Learned from European Empirical Research.
Flatten, O. (2010). Fisheries Economics and Management. Norwegian College of Fishery Science.
Gunter, P. (2017). The Blue Economy 3.0: The Marriage of Science, Innovation and Entrepreneurship Creates a New Business Model That Transforms Society. Authorhouse.
Hartwick, M. & Olewiler, D. (1998). Economics of Natural Resource Use. Prentice Hall.
OCDE (2016). The Ocean Economy in2030. OECD Publishing, Paris.
Senaratne, M., Zimbroff, A. & Stevens, J. T. (2021). An instrument to assess Blue Economy entrepreneurship ecosystems: a case study from the Seychelles. Journal of the Indian Ocean Region, 17(6), 1-19.
Artigos e outra informação a serem fornecidos ao longo da lecionação da UC.
Método de Avaliação
- Frequência - 50 %
- Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50 %