Seminar in Ocean Sciences

Código

01062601

Créditos ECTS

6

Objetivos

Os objetivos específicos deste curso são:
- Ensinar competências básicas de preparação de comunicações orais
- Incentivar a intervenção oral dos alunos através de vários exercícios nas aulas.
- Estimular a apresentação de seminários pelos alunos e a aceitação de críticas por parte dos colegas/público.
- Expor os alunos a diversas áreas temáticas orais relacionadas com as ciências do mar e outras temáticas.
- Discutir/sugerir técnicas de apresentação oral de trabalhos científicos para os vários públicos-alvo.
- Proporcionar oportunidades de novos contatos entre alunos e oradores nacionais/internacionais ou membros de painéis convidados.

No final deste seminário, os alunos serão capazes de:
- Desenvolver fortes capacidades de apresentação adaptadas a audiências científicas.
- Organizar e apresentar conteúdos científicos de forma clara e eficaz.
- Utilizar eficazmente recursos visuais e ferramentas de apresentação.
- Fornecer e receber feedback construtivo sobre as apresentações.

Programa

Semana 1: Introdução às Ciências do Oceano e Objetivos do Seminário
- Visão geral dos objetivos do seminário
- Importância da comunicação na ciência

Semana 2: Fundamentos de Apresentações Eficazes
- Princípios de uma comunicação eficaz
- Tipos de apresentações (informativas, persuasivas, etc.)

Semana 3: Estruturação da sua apresentação
- Elementos de uma apresentação forte: Introdução, corpo, conclusão
- Organização de conteúdo científico para maior clareza

Semana 4: Auxílios visuais e ferramentas
- Importância dos recursos visuais nas apresentações
- Workshop sobre a criação de diapositivos e gráficos eficazes

Semanas 5 e 6: Envolver o público
- Técnicas para captar e manter o interesse do público
- Exercícios de dramatização no teatro para praticar estratégias de envolvimento

Semana 7 e 8: Apresentação de investigação científica
- Visão geral dos tópicos de ciências do mar para apresentações
- Seleção de um tópico e preparação de várias apresentações

Semana 8 e 9: Apresentações práticas
- Os alunos farão apresentações de 5 a 20 minutos sobre os tópicos selecionados.
- Sessões de feedback dos colegas e do professor.

Semana 10 e 11: Workshop sobre como lidar com perguntas e feedback
- Estratégias para gerir sessões de perguntas e respostas
- Encenação de cenários de feedback

Semana 12 e 13: Técnicas avançadas de apresentação
- Narração de histórias na comunicação científica
- Utilização da tecnologia para um maior envolvimento

Semana 14 e 15: Apresentações finais
- Apresentações formais de seminários científicos sobre tópicos de ciência dos oceanos (20 a 25 minutos cada).
- Sessões de crítica com foco no conteúdo, apresentação e envolvimento.

Em todas as aulas os alunos farão exercícios práticos e também terão trabalhos de casa quase todas as semanas para entregar na aula seguinte.

Métodos de Ensino

Para a preparação dos seminários serão dadas aulas expositivas (mas com diálogo e discussão por parte dos alunos).

Bibliografia

Successful Presentation Skills (3rd edition) by Andrew Bradbury, editor Clio, London, United Kingdom, ISBN: 8586234168, 186 pp, 2006.
Ten Secrets to Giving a Good Scientific Talk (access online http://www.cgd.ucar.edu/cms/agu/scientific_talk.html)
How to Give a Sensational Scientific Talk Janet B. W. Williams, D.S.W. (access online http://chem.virginia.edu/wp-content/uploads/2009/05/talk_in_pdf.pdf)
How Not To Give a Scientific Talk by Michael De Robertis (access online http://www.casca.ca/ecass/issues/2002-js/features/dirobertis/talk.html)
Oral Presentation Advice by Mark D. Hill, Computer Sciences Department, University of Wisconsin-Madison (access online http://pages.cs.wisc.edu/~markhill/conference-talk.html)
Great openings and closings (access online http://www.youtube.com/watch?v=NyE1Kz0e--0)
The Craft of Scientific Presentations by Michael Alley (Latest Edition)
Selected scholarly articles and resources provided by the instructor.
Access to presentation software (e.g., PowerPoint, Prezi)

Método de Avaliação

  • Exercícios na aula (ou via zoom) - 20 %
  • Seminário Departamental (20-30 minutos de conversa) - 30 %
  • TPCs - 50 %